PÃO DIÁRIO
“VENDO O LADO BOM DAS COISAS”
"O pessimista vê dificuldade em cada oportunidade; o otimista vê oportunidade em cada dificuldade” (Winston Churchill).
Otimista é aquela pessoa que acredita que tudo vai dar certo, que nada é considerado impossível. Ser otimista é ter atitudes seguras, em face aos problemas e considerá-los passíveis de uma solução positiva. O indivíduo otimista se mostra sempre esperançoso, vê sempre as dificuldades pelo lado mais favorável.
Em contrapartida, pessimista é o adjetivo que qualifica a pessoa que prefere enxergar o lado negativo das coisas, esperando sempre pelo pior de todas as situações. Uma pessoa pessimista é aquela que prefere acreditar que tudo vai dar errado, ou seja, vê dificuldades nas oportunidades e na maioria das situações. O pessimista, por norma, não tem esperança ou confiança que coisas boas podem acontecer.
A bíblia nos mostra exemplos de pessoas otimistas, de homens que por mais dificuldades ou sofrimento que estivessem vivendo não perderam a fé. Ao longo da bíblia veremos alguns personagens passando por momentos de aflição, depressão, revolta, enfermidade e até doenças incuráveis, todavia, em cada experiência vivida percebiam um propósito de Deus.
Muitas vezes não entendemos o propósito das coisas que acontecem em nossas vidas. Perdas, desastres, dificuldades, angústias e tribulações nos deixam cheios de dúvidas em relação a Deus, à Sua existência e às Suas promessas e desígnios.
Entretanto, precisamos saber que Deus tem um propósito em tudo o que acontece. Paulo disse aos Romanos “também nos gloriamos nas tribulações, porque sabemos que a tribulação produz perseverança;
a perseverança, um caráter aprovado; e o caráter aprovado, esperança.” (Romanos 5:3-4).
Paulo tinha consciência de que “Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito” (Romanos 8.28).
E nós? De que forma estamos reagindo aos momentos desfavoráveis? Com a visão pessimista que vê dificuldade em cada oportunidade? Ou com a otimista que vê oportunidade em cada dificuldade?
Que possamos nos mostrar esperançosos diante de toda e qualquer dificuldade vendo sempre o lado favorável de cada situação.
Tenha uma sexta-feira abençoada na Paz do Senhor!
Passo Fundo, 24 de novembro de 2017.

Marilda Sanderi

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog