PÃO DIÁRIO
“MANTENDO A VIGILÂNCIA”
"Ainda veio a mim a palavra do Senhor, dizendo: Que é que vês, Jeremias? E eu disse: Vejo uma vara de amendoeira.” (Jeremias 1:11).
O primeiro capítulo do livro de Jeremias relata a visão que ele teve após ter sido chamado por Deus como profeta, às nações. Após tê-lo feito saber que o havia escolhido ainda antes de ser formado no ventre de sua mãe, Deus lhe deu a primeira visão e lhe perguntou: Que é que vês, Jeremias? E ele disse: Vejo uma vara de amendoeira. E disse-lhe o Senhor: Viste bem; porque eu velo sobre a minha palavra para a cumprir (Jeremias 1:11,12).
Amendoeira do hebraico, "shoked", significa "vigilante". “Vara”, na simbologia bíblica significa “pessoa”. No evangelho de João diz: “Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer” (João 15:5).
Deus diz ser a videira e o Seu povo as “varas”, ao que “vara de amendoeira” significa “pessoa vigilante”. Quando Deus deu a Jeremias a visão da vara de amendoeira, ele estava alertando para a vigilância, pois a Sua Palavra iria se cumprir.
A árvore de amendoeira é a primeira planta a florescer na primavera. É como se ela ficasse cuidando o fim do inverno e o início da primavera, para o tempo de brotar. Daí a origem de seu nome “vigilante”.
O propósito da vigilância é o de guardar, de manter-se acordado e de pé ante tudo o que possa nos arrancar da posição firme em que nos encontramos.
Assim como Deus estava alertando o profeta, ainda hoje, a palavra nos adverte: “estejam alertas e vigiem. O Diabo, o inimigo de vocês, anda ao redor como leão, rugindo e procurando a quem possa devorar. Resistam-lhe, permanecendo firmes na fé, sabendo que os irmãos que vocês têm em todo o mundo estão passando pelos mesmos sofrimentos” (1 Pedro 5:8-9).
Estejamos alertas! Vigiemos pois, “quando cessa a vigilância e os esforços dos bons, os maus predominam” (Pearl S. Buck).
Tenha um sábado abençoado na Paz do Senhor!
Passo Fundo, 18 de novembro de 2017.
Marilda Sanderi


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog