PÃO DIÁRIO
“ÀS VEZES O SILÊNCIO É A MELHOR RESPOSTA”
“Quando vocês ficarem irados, não pequem; ao deitar-se reflitam nisso, e aquietem-se” (Salmos 4:4).
Silêncio significa ausência de qualquer ruído: Sossego, repouso, inação. Estar em silêncio é guardar as palavras para a ocasião certa. É pensar no que poderá repercutir uma resposta mal dada, ou uma frase mal colocada.
O silêncio pode falar mais que as palavras. “Muitas vezes o silêncio é a melhor resposta, porque palavras em excesso se tornam desnecessárias quando não são para edificar. O silêncio responde, o silêncio acalma e nos faz entender o que palavras não expressam. Então silencie nos momentos mais difíceis e peça a Deus para resolver, Ele é sábio, e sempre age ao nosso favor. O segredo de um vencedor é saber a hora de falar e a hora de silenciar para que Deus fale por nós” (Yia Fernandes).
Ficar em silêncio quando não se tem algo de bom para dizer é ser sábio, é ser vigilante, é ser cauteloso. Às vezes passamos por situações constrangedoras que nossa vontade é de rasgar o verbo, dar respostas à altura, todavia, não podemos nos igualar aos tolos. “Não responda ao insensato com igual insensatez, do contrário você se igualará a ele” (Provérbios 26:4).
Precisamos vigiar os nossos lábios, pois, a palavra depois de pronunciada não tem como ser recolhida. Se nos precipitarmos em falar sem sabedoria corremos o risco de sermos mal interpretados.
Usemos de sabedoria. Saibamos a hora de falar e a hora de calar.
“Não te precipites com a tua boca, nem o teu coração se apresse a pronunciar palavra alguma diante de Deus; porque Deus está nos céus, e tu estás sobre a terra; assim sejam poucas as tuas palavras. Porque, da muita ocupação vêm os sonhos, e a voz do tolo da multidão das palavras” (Eclesiastes 5:2-3).
O Senhor, porém, está em seu santo templo; diante dele fique em silêncio
toda a terra" (Habacuque 2:20).
Tenha uma sexta-feira abençoada na Paz do Senhor!
Passo Fundo, 17 de novembro de 2017.

Marilda Sanderi

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog