PÃO DIÁRIO
“UMA QUESTÃO DE PONTO DE VISTA”
"Subamos e tomemos posse da terra. É certo que venceremos! [...] Não podemos atacar aquele povo; é mais forte do que nós" (Números 13:30-31).
Deus havia prometido a Moisés que lhes faria habitar na terra prometida, terra esta onde manava leite e mel. Aproximado o tempo de desfrutar a terra prometida Deus ordena a Moisés que enviasse alguns homens em missão de reconhecimento à terra de Canaã. “Envie um líder de cada tribo dos seus antepassados. Assim Moisés os enviou do deserto de Parã, conforme a ordem do Senhor” (Números 13:1-3).
A ordem de Moisés foi: “vejam como é a terra e se o povo que vive lá é forte ou fraco, se são muitos ou poucos; se a terra em que habitam é boa ou ruim; se as cidades em que vivem são cidades sem muros ou fortificadas; se o solo é fértil ou pobre; se existe ali floresta ou não. Sejam corajosos! Tragam alguns frutos da terra. Era a época do início da colheita das uvas” (Números 13:18-20).
Foram então enviados doze espias, dentre eles, Josué e Calebe. “Ao fim de quarenta dias eles voltaram da missão de reconhecimento daquela terra” (Números 13:25).
Dez dos espias deram o seguinte relatório a Moisés: "Entramos na terra à qual você nos enviou, onde manam leite e mel! Aqui estão alguns frutos dela. Mas o povo que lá vive é poderoso, e as cidades são fortificadas e muito grandes" (Números 13:27-29). E os dez espias chegaram a seguinte conclusão: “Não podemos atacar aquele povo; é mais forte do que nós”.
Eles, tendo olhado apenas para a aparência dos moradores e a potência da cidade, não acreditaram que poderiam toma-la para si. Todavia, Calebe, que confiava em Deus, e sabia que Ele havia prometido que a terra seria possuída pelos israelitas, que eles a tomariam, independentemente das circunstâncias, fez o povo calar-se perante Moisés e disse: "Subamos e tomemos posse da terra. É certo que venceremos! "(Números 13:30).
Os dez espias, olhando para o cenário, duvidaram que possuiriam a terra, sob o ponto de vista deles, seria impossível habitar naquele lugar. Porém, Josué e Calebe, olhando para o mesmo panorama, acreditaram na possessão da terra.
O que fez a diferença entre os espias foi o ponto de vista. E, também, a confiança na promessa de Deus. Os que creram, possuíram a terra, os outros, durante quarenta anos sofreram a consequência dos seus pecados e experimentaram a rejeição de Deus (Números 14:34).
E você? De que ponto de vista tem olhado? O cenário é forte demais e você não tem a mínima chance? Ou, apesar das circunstâncias, entende que se Deus prometeu Ele é fiel para cumprir? Agarre-se na promessa e tome posse do que Deus te prometeu!
Tenha uma quarta-feira abençoada na Paz do Senhor!
Passo Fundo, 18 de outubro de 2017.
Marilda Sanderi



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog