PÃO DIÁRIO
“ENTÃO SEJAMOS TOLERANTES”
“Amai os vossos inimigos, fazei bem aos que vos odeiam, bendizei os que vos maldizem, e orai pelos que vos caluniam” (Lucas 6:27-28).
No dia 16 de novembro é celebrado o dia internacional da tolerância. A data tem o objetivo de promover o bem estar, o progresso e a liberdade de todos os cidadãos, assim como fomentar a tolerância, o respeito, o diálogo e cooperação entre diferentes culturas, religiões, povos e civilizações.
Tolerância é um termo que vem do latim “tolerare” que significa "suportar" ou "aceitar". A tolerância é o ato de agir com condescendência e aceitação perante algo que não se quer ou que não se pode impedir.
A tolerância é uma atitude fundamental para quem vive em sociedade. Uma pessoa tolerante normalmente aceita opiniões ou comportamentos diferentes daqueles estabelecidos pelo seu meio social.
Tolerância é, portanto, a tendência a admitir modos de pensar, de agir e de sentir que diferem dos de um indivíduo ou de grupos determinados; sem arbitrariedade (preconceitos, discriminação). Na Bíblia, tolerância a outros está relacionado com longanimidade e paciência.
Tolerar não é compactuar com aquilo que não se acredita, mas simplesmente respeitar a vontade de outrem. Tolerância é uma necessidade em todos os tempos e para todas as raças.
Aceitação, perdão e tolerância contribuem para relacionamentos pacíficos. “Suportem-se uns aos outros e perdoem as queixas que tiverem uns contra os outros. Perdoem como o Senhor lhes perdoou” (Colossenses 3:13).
Sejamos tolerantes. Respeitemos os gostos, preferências e escolhas dos outros. Cada um dará conta de si. Se há algo em outro que não aceitamos ou não nos agrada, levemos à Deus em oração. Ele saberá exatamente como agir.
“Se for possível, quanto depender de vós, tende paz com todos os homens” (Romanos 12:18 ).
“Aparta-te do mal, e faze o bem; procura a paz, e segue-a” (Salmos 34:14).
Tenha uma quinta-feira abençoada na Paz do Senhor!
Passo Fundo, 16 de novembro de 2017.

Marilda Sanderi

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog