PÃO DIÁRIO
“CÓDIGO DE CONDUTA”
 “Obedeçam, portanto, a toda a lei que hoje lhes estou dando” (Deuteronômio 11:8).
A conduta é a forma como os homens se comportam na sua vida e nas suas ações. Portanto, a palavra pode ser usada como sinônimo de comportamento. Neste sentido, a conduta refere-se às ações das pessoas em relação ao seu meio envolvente ou ao seu mundo de estímulos.
Um código de conduta é um conjunto de regras para orientar e disciplinar a conduta de um determinado grupo de pessoas de acordo com os seus princípios.
É um código de ética e moral. A Moral é um conjunto de normas que regulam o comportamento do homem em sociedade, e estas normas são adquiridas pela educação, pela tradição e pelo cotidiano. Já a palavra Ética é o domínio da Filosofia que procura determinar a finalidade da vida humana e os meios de alterá-la. Ética significa, etimologicamente, “costume, conjunto de atos que uma comunidade ou uma pessoa realizam porque os consideram válidos”. Num sentido mais específico, a Ética é uma disciplina filosófica que compreende todas as questões relativas às ideias morais e às normas de conduta humanas.
Deus nos deixou um código de conduta.  “Respondeu Jesus: Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento. Este é o primeiro e maior mandamento. E o segundo é semelhante a ele: Ame o seu próximo como a si mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas" (Mateus 22:37-40).
Se cumprirmos os mandamentos que Deus nos deixou, através de Moisés, estaremos respeitando o código de ética cristão. Na bíblia encontramos todas as normas divinas para orientar a conduta do crente, nas esferas social, moral e espiritual.
“Obedeçam, portanto, a toda a lei que hoje lhes estou dando, para que tenham forças para invadir e conquistar a terra para onde estão indo,
e para que vivam muito tempo na terra que o Senhor jurou dar aos seus antepassados e aos descendentes deles, terra onde manam leite e mel” (Deuteronômio 11:8-9).
“O amor de Deus significa o seguinte: que observemos os seus mandamentos” (1 João 5:3).
Tenha uma semana abençoada na Paz do Senhor!
Passo Fundo, 20 de novembro de 2017.

Marilda Sanderi

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog