PÃO DIÁRIO
“SOBRE O QUÊ ESTÁ CONSTRUÍDA SUA CASA?”
“Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha” (Mateus 7:24).
Durante Seu Sermão da Montanha, Jesus contou uma história sobre dois homens, um que construiu sua casa sobre uma rocha e outro que construiu sua casa sobre a areia. A casa construída sobre uma rocha resistiu à tempestade, e o construtor é chamado sábio; mas a casa construída sobre a areia desabou durante a tempestade, e o construtor é chamado de tolo.
“Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha; e desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha. E aquele que ouve estas minhas palavras, e não as cumpre, compará-lo-ei ao homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia; e desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e caiu, e foi grande a sua queda” (Mateus 7.24-27).
“Eu lhes mostrarei a que se compara aquele que vem a mim, ouve as minhas palavras e as pratica. É como um homem que, ao construir uma casa, cavou fundo e colocou os alicerces na rocha. Quando veio a inundação, a torrente deu contra aquela casa, mas não a conseguiu abalar, porque estava bem construída. Mas aquele que ouve as minhas palavras e não as pratica, é como um homem que construiu uma casa sobre o chão, sem alicerces. No momento em que a torrente deu contra aquela casa, ela caiu, e a sua destruição foi completa" (Lucas 6:47-49).
Os evangelhos de Mateus e Lucas relatam a parábola das duas casas e dois fundamentos.  Mateus está escrevendo para Judeus habitando na Palestina e, por este motivo, ele fala de rocha; areia; chuva; rios e ventos. Lucas escreve para os cidadãos do mundo helênico e, por este motivo, ele fala de: cavou; abriu profunda vala; lançou o alicerce sobre a rocha; arrojou-se o rio; terra; sem alicerces.
Com base nos relatos, pode-se concluir que ambos os construtores experimentaram a mesma tempestade e a mesma inundação, a diferença foi onde estava alicerçada a sua casa. Quem foi sábio preservou sua casa, todavia, o tolo a deixou cair.
Sobre o quê está edificada sua casa? Sobre a rocha ou sobre a areia? O vento vem para todos, todavia, somente os firmados na rocha permanecerão de pé. Sejamos prudentes!
Tenha uma semana abençoada na Paz do Senhor!
Passo Fundo, 13 de novembro de 2017.

Marilda Sanderi

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog