PÃO DIÁRIO
“O DEUS DOS VALES E DOS MONTES”
“Mas a terra que passais a possuir é terra de montes e de vales” (Deuteronômio 11:11).
No capítulo 11 de Deuteronômio Moisés aconselha as pessoas a obedecerem ao Senhor porque Ele lhes dará uma terra infinitamente melhor do que a do Egito. O profeta recomenda que os israelitas amem a Deus porque Ele provê tudo o que necessitam. A terra que Deus daria aos hebreus era cuidada por Ele. O Senhor soberanamente controlava as estações e as chuvas a fim de suprir Seu povo.
“Mas a terra em que vocês, atravessando o Jordão, vão entrar para dela tomar posse, é terra de montes e vales, que bebe chuva do céu. É uma terra da qual o Senhor, o seu Deus, cuida; os olhos do Senhor, do seu Deus, estão  continuamente sobre ela, do início ao fim do ano” (Deuteronômio 11:11-12).  
O monte manifesta o poder de Deus. “Moisés entrou na nuvem e foi subindo o monte. E permaneceu no monte quarenta dias e quarenta noites” (Êxodo 24:18). O vale revela Sua misericórdia. “Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam” (Salmos 23:4).
No sentido espiritual, monte é considerado lugar de exaltação, lugar de destaque, de visão ampla. É lugar de provisão. Lugar de adoração; de mudança de vida. Representa os pontos altos de nossa vida. Monte simboliza lugar de refrigério, segurança, descanso e conforto. Monte significa triunfo, vitória.
O vale significa lágrimas, aflição, escuridão. Vale representa dificuldade, tempos difíceis e de escassez. Vale é um lugar onde nos sentimos fracos e impotentes, onde não bate nenhuma brisa, onde facilmente nos desanimamos. No vale aprendemos a depender de Deus.
Quem atravessa o deserto, passa pelo vale e chega ao monte de Deus; terá a aprovação de Deus e a história da sua vida será mudada para glória de Deus.
Independente de onde estivermos, se no monte ou no vale, estaremos sempre experimentando o poder e a misericórdia de Deus. Pois, Ele é o Deus de perto e de longe.  “Mas, para mim, bom é estar perto de Deus; fiz do Soberano Senhor o meu refúgio; proclamarei todos os teus feitos” (Salmos 73:28).
Tenha uma sexta-feira abençoada na Paz do Senhor!
Passo Fundo, 27 de outubro de 2017.

Marilda Sanderi

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog