PÃO DIÁRIO
“NÃO ESTAMOS DESAMPARADOS”
“Nunca mais te chamarão: Desamparada, nem a tua terra se denominará jamais: Assolada” (Isaías 62:4).
No versículo em evidência, o Senhor usa a metáfora do casamento para descrever o apego e segurança que o povo desfrutará em suas próprias terras na época em que lhe forem devolvidas. Isto se contrasta com sua existência, por muitas gerações, como peregrinos e estrangeiros em terras alheias.
“Nunca mais te chamarão: Desamparada, nem a tua terra se denominará jamais: Assolada; mas chamar-te-ão: O meu prazer está nela, e à tua terra: A casada; porque o SENHOR se agrada de ti, e a tua terra se casará” (Isaías 62:4).
Deus comparou uma mulher desamparada e uma mulher casada às terras prometidas à Sião e Jerusalém. A metáfora descreve o estado destas terras prometidas quando fossem possuídas pelos descendentes justos de Israel nos últimos dias. “Nunca mais te chamarão: Desamparada” complementa “a tua terra se casará”; e “nem a tua terra se denominará jamais: Assolada” é complementada por “o Senhor se agrada de ti”.
“Porque, como o jovem se casa com a virgem, assim teus filhos se casarão contigo; e como o noivo se alegra da noiva, assim se alegrará de ti o teu Deus” (Isaías 62:5). “Teus filhos” significa os descendentes de Israel, os herdeiros legítimos da terra. A terra verdadeiramente pertenceria a eles, ao contrário das terras em outros países que pertenciam a outros povos onde eles viveram por muitas gerações.
Judá acreditara ter sido abandonada por Deus; e, de certa forma, foram momentaneamente. O escárnio dos seus inimigos atingiu um clímax quando estes lhe atribuíram a designação de "Desamparada". O território da Judeia ficara desolado quando da invasão babilónica sob o comando de Nabucodonosor, e assim permanecera durante o longo período de Cativeiro. Agora, tudo se alteraria. Tal como Ezequiel profetizou, "esta terra assolada ficou como jardim do Éden" (Ezequiel 36:35). Jerusalém seria o orgulho de Javé e casada com o seu povo, assim que este fosse libertado do domínio babilónico e se apoderasse novamente dela.
Quando nos achegamos a Deus, não somos mais desamparados. É como se casássemos com Ele e, como provedor que Ele é, passa a tomar conta de nós nos mínimos detalhes.
Desertos não duram pra sempre. “Porque Deus mesmo disse: Nunca o deixarei, nunca o abandonarei" (Hebreus 13:5).
Tenha um domingo abençoado na Paz do Senhor!
Passo Fundo, 19 de novembro de 2017.

Marilda Sanderi

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog