PÃO DIÁRIO
“O DOM DE ENSINAR”
“Temos diferentes dons, de acordo com a graça que nos foi dada. [...] Se o seu dom é servir, sirva; se é ensinar, ensine” (Romanos 12:6-7).
Ensinar é transmitir conhecimento sobre alguma coisa a alguém; instruir, lecionar. Um professor tem o dom de ensinar.
Ser professor é uma profissão que exige muito esforço, preparo, conhecimento, pesquisa, tempo e dedicação, mais ainda, que requer compromisso e comprometimento. É amar o que faz sem se preocupar com o retorno. É depositar a esperança no futuro de alguém.
No Novo Testamento,  Jesus foi reconhecido como Mestre porque destinou parte do seu ministério ao ensino. Analisando sua prática educativa e o teor de tudo o que ensinou, é possível extrair princípios que formam um modelo de professor cristão.
Algumas pessoas têm o dom do ensino dado por Deus e são usadas para instruir e equipar pessoas de acordo com a Bíblia. Ou seja, doutrinar pela palavra da verdade. Tais pessoas devem “procurar apresentar-se a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade” (2 Timóteo 2.15).
“Aos velhos e jovens professores, aos mestres de todos os tempos que foram agraciados pelos céus por essa missão tão digna e feliz. Ser professor é um privilégio. Ser professor é semear em terreno sempre fértil e se encantar com a colheita. Ser professor é ser condutor de almas e de sonhos, é lapidar diamantes” (Gabriel Chalita).
Ser professor, portanto, é ser mediador entre o sujeito e o mundo. É ser um disciplinador. “Melhor professor nem sempre é o de mais saber e, sim, aquele que, modesto, tem a faculdade de manter o respeito e a disciplina da classe” (Cora Coralina).
Profissão à parte, de professor todos nós temos um pouco. Ao que demos nossa contribuição formando cidadãos de referência para um mundo mais humano, mais igualitário, mais digno e mais justo. Ser professor é ter o dom de ensinar!
Tenha um domingo abençoado na Paz do Senhor!
Passo Fundo, 15 de outubro de 2017.

Marilda Sanderi

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog