PÃO DIÁRIO
“RESPEITANDO-SE MUTUAMENTE”
“Tratem a todos com o devido respeito: amem os irmãos, temam a Deus e honrem o rei” (1 Pedro 2:17).
No versículo em questão, Pedro estava advertindo o povo, ao qual chamava a geração eleita, a sujeitarem-se uns aos outros, às autoridades, e, sobretudo a Deus. Advertia-os ao respeito mútuo.  
Respeito mútuo é uma expressão que define a relação de respeito entre dois ou mais indivíduos; respeito recíproco. É um substantivo masculino oriundo do latim “respectus” que é um sentimento positivo, significa ação ou efeito de respeitar, apreço, consideração, deferência.
Na sua origem em latim, a palavra respeito significava "olhar outra vez". Assim, algo que merece um segundo olhar é algo digno de respeito. Portanto, respeito significa tratar algo ou alguém com estima e profunda consideração.
O respeito mútuo é um princípio de convívio humano que deve ser considerado base para a construção de uma sociedade civilizada, com educação e justiça entre os diferentes grupos sociais, étnicos, econômicos e culturais. 
O respeito é fundamental para o sucesso de todas as relações interpessoais e principalmente para os relacionamentos em âmbito familiar. Respeitar é olhar atenciosamente para o outro e lhe prestar devida assistência.
Devemos respeitar as peculiaridades do outro. Cada pessoa tem seu jeito de ser, de agir e de pensar, portanto, respeitemos suas características, procurando estar em paz e harmonia com tudo e com todos.
O respeito é a atitude necessária para conviver sem conflitos, aceitando as diferenças entre as pessoas.
Tenha um domingo abençoado na Paz do Senhor!
Passo Fundo, 12 de novembro de 2017.

Marilda Sanderi  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog