PÃO DIÁRIO
“SEJA UM LEVITA”
“Ninguém pode levar a arca de Deus, senão os levitas; porque o Senhor os escolheu, para levar a arca de Deus, e para o servirem eternamente” (1 Crônicas 15:2).
Levita é o membro da tribo de Levi; servo ou sacerdote da antiga Jerusalém; responsáveis pelo tabernáculo. No Antigo Testamento o povo de Israel era formado por tribos. Essas tribos descendiam dos doze filhos de Jacó. Uma das tribos era a tribo de Levi, que era o terceiro filho, dos doze filhos de Jacó. Todas as pessoas que faziam parte da tribo de Levi vieram a ser chamadas mais tarde de levitas.
Os levitas prestavam serviço como porteiros do Templo, os quais tinham a função de guardar e mantê-lo sempre limpo; controlavam a entrada dos diferentes círculos de santidade, que iam ao Templo. Tinham a tarefa de manter o policiamento e a guarda das entradas do santuário. E, ainda, sustentavam a música e os cantos no Templo. Estavam instalados entre o pátio dos levitas e dos sacerdotes. Sustentavam o canto nas liturgias e utilizavam instrumentos musicais.
Eram grupos distintos que trabalhavam no templo e um grupo não poderia interferir nas tarefas do outro, pois, infrações eram punidas com a morte. Os levitas, portanto, tinham a função do sacerdócio dada por Deus a eles. Executavam o louvor, sendo cantores e instrumentistas.
O nome levitas também veio a ser aplicado aos homens escolhidos especialmente por Deus para os ofícios de sacerdotes e outros diversos serviços do tabernáculo e, mais tarde, no templo construído por Salomão.
Hoje se pode dizer que um levita é um sacerdote, escolhido, separado, consagrado e instituído por Deus para realizar sua obra. O levita tem o dever de unir o homem a Deus, é um ministro do evangelho, o levita não tem herança nesta terra, vive por Deus e para Deus.
Podemos, então, entender que Levita é alguém que sabe servir; que entende o seu papel e sua missão no culto. Ser levita é ser mais que um discípulo. É ser vocacionado para a verdadeira adoração.
Seja um levita! Adore ao Senhor em espírito e em verdade!
Tenha um domingo abençoado na Paz do Senhor!
Passo Fundo, 22 de outubro de 2017.

Marilda Sanderi

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog