"OS SETE ESPÍRITOS DE DEUS"

TEXTO-BASE: ISAÍAS 11: 1-2;6-9
11:1 “Porque brotará um rebento do trono de Jessé, e das suas raízes um renovo frutificará”; 11:2 “E repousará sobre ele o Espírito do Senhor, o Espírito de Sabedoria e de Inteligência, o Espírito de Conselho e de Fortaleza, o Espírito de Conhecimento e de Temor do Senhor”; 11:6 “E morará o lobo com o cordeiro, e o leopardo com o cabrito se deitará, e o bezerro, e o filho de leão, e a nédia ovelha viverão juntos, e um menino pequeno os guiará”; 11:7 “A vaca e a ursa pastarão juntas, e seus filhos juntos se deitarão; e o leão comerá palha como o boi”; 11:8 “E brincará a criança de peito sobre a toca da áspide, e o já desmamado meterá a sua mão na cova do basilisco”; 11:9 “Não se fará mal nem dano algum em todo o monte da minha santidade, porque a terra se encherá do conhecimento do Senhor, como as águas cobrem o mar”.
Ao estudar Isaías 11:1-16 não quero enfatizar o seu cumprimento futuro, mas o princípio da restauração da vida. Isaías 11 descreve um cenário de restauração, um reavivamento, um restabelecimento “E provaram a boa palavra de Deus e as virtudes do século futuro”. (Hb 6: 5). “Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham assim os tempos do refrigério pela presença do Senhor. E envie ele a Jesus Cristo, que já dantes vos foi pregado, o qual convém que o céu contenha até os tempos da restauração de tudo dos quais Deus falou pela boca de todos os seus santos profetas, desde o princípio. (Atos 3:19-21).

TEMA DA MENSAGEM: OS SETE ESPÍRITOS DE DEUS

O apóstolo João registrou: "Do trono saem relâmpagos, vozes e trovões, e, diante do trono, ardem sete tochas de fogo, que são os sete Espíritos de Deus." (Ap. 4.5). O próprio Apocalipse interpreta estas sete tochas de fogo, definindo-as como sendo os sete Espíritos de Deus: "João, às sete igrejas que se encontram na Ásia, graça e paz a vós outros, da parte daquele que é, que era e que há de vir, da parte dos sete Espíritos que se acham diante do seu trono." (Ap. 1.4) "Ao anjo da igreja em Sardes escreve: Estas coisas diz aquele que tem os sete Espíritos de Deus e as sete estrelas: Conheço as tuas obras, que tens nome de que vives e estás morto." (Ap. 3.1) "Então, vi, no meio do trono e dos quatro seres viventes e entre os anciãos, de pé, um Cordeiro como tendo sido morto. Ele tinha sete chifres, bem como sete olhos, que são os sete Espíritos de Deus enviados por toda a terra." (Ap. 5.6). O Senhor Jesus disse a respeito do Espírito Santo: "Ele me glorificará, porque há de receber do que é meu e vo-lo há de anunciar" (João 16.14). Na verdade, o Espírito Santo é o substituto do Senhor aqui na Terra.

OS SETE ESPÍRITOS DE DEUS QUE JOÃO VIU SÃO:

→ O ESPÍRITO DO SENHOR ou O ESPÍRITO SANTO: o que concede as habilidades para um Rei um Servo, ser Senhor é ser soberano, é ter domínio da situação, é não se curvar aos prazeres da carne, e aos encantos de satanás. O Espírito Santo é uma pessoa e tem sentimentos, assim como o Pai e o Filho. Seu principal objetivo é “convencer o mundo do pecado, da justiça e do juízo” (João 16:8). Tudo é por Ele e para Ele.

→ O ESPÍRITO DE SABEDORIA (I Reis 3: 5-15; 10:1-3): o que traz o conhecer sem ver, ter a resposta antes da pergunta, é ser sábio tanto no pensar quanto no falar ou no agir. Foi o que Salomão pediu, e foi o que ele teve. Ele poderia ter pedido qualquer coisa para Deus, mas, pediu sabedoria para guiar o povo de Israel por pastos verdejantes e águas tranquilas!

→ O ESPÍRITO DE INTELIGÊNCIA (ENTENDIMENTO): é o que dá capacidade para desenvolver estratégias, capacita a mente para discernir qual caminho seguir, tomar a decisão certa nas horas mais incertas, ter percepção de tudo. Se a sabedoria dá conhecimento, a inteligência dá capacidade. Entendimento implica compreensão. (Provérbios 4:7) “A sabedoria é a coisa principal; adquire, pois, a sabedoria, emprega tudo o que possuis na aquisição de entendimento”.

→ O ESPÍRITO DO CONSELHO: é o que tem a boa palavra que produz vida, aquela que se dá sobre o que convém fazer, é o juízo, o ensinamento, é o fruto que produz vida. “Quem guiou o Espírito do SENHOR, ou como seu conselheiro o ensinou?” (Isaías 40:13); “E Aitofel era do conselho do Rei; e Husai, o arquita, amigo do Rei”. (I Crônicas 27:33); O Espírito Santo é o nosso principal Conselheiro, por ser este um atributo de Deus. O Conselho do Senhor é para que vivamos toda a nossa vida buscando ardentemente pela Sua maravilhosa presença, pois Nela há Conselho, perdão de pecados, restauração.

→ ESPÍRITO DE FORTALEZA: é o que dá energia, segurança, é virtude dos fortes, qualidade de ser forte, traz constância, solidez ao justo. Estabelece os fundamentos para o firmamento, e assim estarmos prontos para o dia da adversidade ou luta; “E Ele permanecerá, e apascentará ao povo na força do SENHOR, na excelência do nome do SENHOR seu Deus; e eles permanecerão, porque agora será engrandecido até aos fins da terra”. (Miquéias 5:4); “O SENHOR é a força, do seu povo; também é a força salvadora do seu Ungido”. (Sl 28:8); “No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder”. (Ef 6: 10);
“EU te amarei, ó SENHOR, fortaleza minha.” (Sl 18:1) “O SENHOR é o meu rochedo, e o meu lugar forte, e o meu libertador; o meu Deus, a minha fortaleza, em quem confio; o meu escudo, a força da minha salvação, e o meu alto refúgio.” (Sl 18:2).

→ O ESPÍRITO DE CONHECIMENTO: é o que dá a experiência para o discernimento, consciência de si próprio, este é o que tem a instrução, a competência, a cultura. É o que nos capacita para não cometermos o mesmo erro duas vezes; “E o coração dos imprudentes entenderá o conhecimento; e a língua dos gagos estará pronta para falar distintamente”. (Is 32:4); “Porque em tudo fostes enriquecidos nele, em toda a palavra e em todo o conhecimento” (I Cor 1:5); “E não sede conformados com este mundo, mas sejam transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.” (Rm 12:2) “E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará” (João 8:32) “Nisto conhecereis o Espírito de Deus: Todo o espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne é de Deus” (I João 4:2).

→ O ESPÍRITO DO TEMOR do Senhor: é o que dá o sentimento profundo de reverência ou respeito, também o zelo e a pontualidade. Nos prepara para nos aproximarmos de Deus, e nos colocarmos na condição de adoradores. “Venham, meus filhos, ouçam-me; eu lhes ensinarei o temor do Senhor”. (Sl 34: 11); “O temor do Senhor ensina a sabedoria, e a humildade antecede a honra”. (Pr 15:33); Temor implica em respeito pela santidade de Deus. Temor não implica em medo dos castigos de um “Deus castigador”. Deus é amor. “Então vereis outra vez a diferença entre o justo e o ímpio; entre o que serve a Deus e o que o não serve”. (Ml. 3: 18).
No livro de Apocalipse João menciona “7 igrejas” e “7 espíritos” (1:4), “7 castiçais de ouro” (1:13), “7 estrelas” (1:16), “7 selos” (5:1), “7 chifres” e “7 olhos” (5:6), “7 anjos” e “7 trombetas” (8:2), “7 trovões” (10:3), “7 mil homens” (11:13), “7 cabeças e 7 diademas” (12:3), “7 últimas pragas” (15:1), “7 taças de ouro” (15:7) “7 taças da ira de Deus” (16:1) “7 montes” (17:9) “7 reis” (17:10). É consenso entre os estudiosos da Bíblia que o número 7 se refere à algo que é “completo, perfeito, inteiro”. (Sl 12:6) “As palavras do Senhor são palavras puras, como prata refinada em forno de barro purificada sete vezes”. Para uma prata atingir seu nível pleno e completo, ela precisa passar por um processo de purificação inteiro, pleno, ou seja, purificar “sete vezes”. Assim, “sete espíritos” seria sinônimo de “espírito pleno”, “espírito completo”, “espírito perfeito.

E MORARÁ O LOBO COM O CORDEIRO. Tempo caracterizado pela ausência de inimizade, crueldade e hostilidade, simbolizada aqui pela paz entre os animais. O Messias trará paz à terra e transformará os homens e a natureza como o fruto último da redenção. “Ali não haverá leão, nem animal feroz subirá a ele, nem se achará nele; mas os remidos andarão por ele”. (Isaías 35:9)

Em síntese, ter os sete espíritos de Deus é ter domínio da situação; conhecer sem ver; ter discernimento nas decisões; pronunciar palavras que produz vida; ser forte; conhecer a vontade de Deus; adorar em espírito e verdade. Assim alcançaremos “a paz de Deus, que excede todo o entendimento e guardará os nossos corações e os nossos pensamentos em Cristo Jesus” (Filipenses 4:7).


Ministrado por Marilda Monteiro em Agosto/2013 na IEAD Vila Luisa - Passo Fundo - RS

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog