"VEDE OS PÁSSAROS"

TEXTO-BASE: JEREMIAS 8:7
“ATÉ A CEGONHA NO CÉU CONHECE OS SEUS TEMPOS DETERMINADOS (AS SUAS ESTAÇÕES); E A ROLA, E O GROU E A ANDORINHA OBSERVAM O TEMPO DA SUA ARRIBAÇÃO; MAS O MEU POVO NÃO CONHECE O JUÍZO DO SENHOR”.

A palavra de Deus contém muitas comparações e exemplos da vida prática para tornar a mensagem de Deus compreensível aos homens. Este texto refere-se ao comportamento dos pássaros.

MT. 6: 26 “OLHAI PARA AS AVES DO CÉU, QUE NEM SEMEIAM, NEM SEGAM, NEM AJUNTAM EM CELEIROS; E VOSSO PAI CELESTIAL AS ALIMENTA. NÃO TENDE VÓS MUITO MAIS VALOR DO QUE ELAS?”

POR QUE OS PÁSSAROS MIGRAM?

1. OS PÁSSAROS MIGRATÓRIOS MUDAM-SE NO TEMPO CERTO, PARA EVITAR AS INCLEMÊNCIAS (SEVERIDADES) DO INVERNO.

2. FAZEM ESSA LONGA VIAGEM, NÃO SE ACOMODAM.

3. NÃO CONFIAM NO SEU NINHO QUENTE. GN. 19:15-22 “E, ao amanhecer, os anjos apertaram com ló, dizendo: levanta-te, toma tua mulher e tuas duas filhas que aqui estão, para que não pereças na injustiça desta cidade. ele, porém, demorava-se, e aqueles varões lhe pegaram pela mão, e pela mão de sua mulher, e pela mão de suas duas filhas, sendo-lhe o senhor misericordioso, e tiraram-no, e puseram-no fora da cidade. E aconteceu que, tirando-os fora, disse: escapa-te por tua vida; não olhes para trás de ti e não pares em toda esta campina; escapa lá para o monte, para que não pereças. E ló disse-lhe: assim não, senhor! eis que agora o teu servo tem achado graça aos teus olhos e engrandeceste a tua misericórdia que a mim fizeste, para guardar a minha alma em vida; mas não posso escapar no monte, pois que tenho medo que me apanhe este mal, e eu morra. Eis agora aquela cidade está perto, para fugir para lá, e é pequena: ora, para ali me escaparei (não é pequena?), para que minha alma viva. E disse-lhe: eis aqui, tenho-te aceitado também neste negócio, para não derribar esta cidade de que falaste. apressa-te, escapa-te para ali; porque nada poderei fazer, enquanto não tiveres ali chegado. Por isso a cidade foi chamada zoar.”( zoar, que significa "pequeno" ou "insignificante" em hebraico, era uma cidade na extremidade sudeste do mar morto agrupada com Sodoma e Gomorra como sendo uma das 5 cidades destinadas por deus à destruição, mas foi poupada pela súplica de ló, pois seria sua cidade de refúgio. A localização atual desta antiga cidade está indicada no mapa). Na verdade, eram cinco cidades-estado localizadas no vale de Sidim, próximas ao mar morto, cujos nomes eram: Sodoma, Gomorra, Admá, Zebolim e Zoar. (se você suplicar, muitos poderão ser poupados, não deixe de clamar pelas almas, pode até ser que elas já estejam desenganadas pela situação, mas deus pode reverter, reconsiderar e poupar da destruição.)

4. NÃO SE DEIXAM ENGANAR POR OUTROS PÁSSAROS QUE DURANTE O INVERNO DEVEM E PODEM FICAR NO LUGAR ONDE ESTÃO.  Deus sabe quando você e eu estamos precisando revoar de uma situação à outra. Quando os pássaros estão sofrendo em determinados ambientes eles migram para outro. É um belo espetáculo a “revoada de pássaros”, um mistério ainda para a ciência que procura desvendar porque apenas algumas espécies cometem essa fuga. Comparando homens a pássaros, descobriremos que o mistério pode ser ainda maior: Por que alguns de nós superamos derrotas e outros não?

5. OS PÁSSAROS MIGRATÓRIOS NÃO CONHECEM DIREÇÃO E DESTINO. Viajam pela orientação de Deus, não pelo seu próprio critério. Se o povo conhecesse, agiria como os pássaros, não como homens sem entendimento. É fantástico saber que a rola, a andorinha e o grou, estão no rol dos pássaros migratórios! Para Deus, nada há encoberto! A ciência com grandes esforços selecionou pássaros que migram e/ou não. mas Deus? Já os conhecia. Por quê? Porque estes pequeninos seres não são despercebidos dos céus. Como eu e você podemos ser?

6. POR ISTO, OS PÁSSAROS SÃO EXEMPLO DE OBEDIÊNCIA PARA OS HOMENS.

7. O HOMEM NATURAL NÃO SE DEIXA GUIAR. I COR. 2:14 “Ora, o homem natural não compreende as coisas do espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.

8. MAS QUEM SE ENTREGA AOS CUIDADOS DE DEUS, SERÁ GUIADO SEGURAMENTE. JO 14:5-6 “Disse-lhe tomé: Senhor, nós não sabemos para onde vais; e como podemos saber o caminho? disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida. ninguém vem ao pai, senão por mim.”

9. OS PÁSSAROS MIGRATÓRIOS NÃO LEVAM SUPRIMENTO. SÃO SUSTENTADOS POR DEUS. Lc.9:3 “E disse-lhes: nada leveis convosco para o caminho, nem bordões, nem alforge, nem pão, nem dinheiro, nem tenhais dois vestidos.” Lc 10:4 “não leveis bolsa, nem alforge, nem alpa$rcas; e a ninguém saudais pelo caminho”. Lc 10:35 “e, partindo ao outro dia, tirou dois dinheiros, e deu-os ao hospedeiro, e disse-lhe: cuida dele, e tudo o que de mais gastares eu to pagarei quando voltar. (assim como a parábola do bom samaritano, Deus sempre vai colocar alguém em nosso caminho que tenha compaixão em nos ajudar).

10. DURANTE A VIAGEM OS PÁSSAROS PARAM PARA SE ALIMENTAR E DESCANSAR, PORÉM, ANSEIAM ATINGIR O ALVO. Migram geralmente para explorar novas fontes de alimentos e para escapar de condições adversas durante o inverno nas áreas de reprodução. Esta estratégia, apesar de parecer perigosa, é muito benéfica, pois eles podem escapar de situações perigosas e conseguir alimentos em outros lugares.”

11. ASSIM TAMBÉM O CRISTÃO ESTÁ NO MUNDO, MAS NÃO É DO MUNDO.

12. DEUS NÃO PERMITE QUE OS PÁSSAROS, NEM SEUS FILHOS, PEREÇAM NA VIAGEM.

13. OS PÁSSAROS MIGRATÓRIOS MAIS JOVENS SEGUEM O EXEMPLO DOS MAIS VELHOS E EXPERIENTES. PV.1:8 “Filho meu, ouve a instrução de teu pai e não deixes a doutrina de tua mãe.”  Ef. 6:1-3 “Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no senhor, porque isto é justo. honra teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa, para que te vá bem, e vivas muito tempo sobre a terra.” Cl 3:20 “Vós, filhos, obedecei em tudo a vossos pais, porque isso é agradável ao senhor.”

CURIOSIDADE

A migração de aves é um fenômeno extraordinário que ocorre sazonalmente (esparso, temporariamente). As aves migram nos períodos mais frios para regiões mais quentes do planeta, em busca de maior oferta de comida e retornam na primavera ao local de origem para reproduzir. Quando está próximo do período de migração, há alterações no fotoperíodo que causa mudanças fisiológicas nas aves, deixando-as agitadas e modificando os níveis hormonais, além da armazenagem de grande quantidade de gordura que será consumida durante longa viagem. A maioria das espécies tem rotas de migrações estabelecidas e viaja mais ou menos no mesmo período do ano, respeitando o seu ciclo: reprodução, muda, migração. Algumas migram perto do solo e outras em altitudes de até 900 ou 1500 metros. As migrações podem ser apenas a descida de uma montanha até viagens intercontinentais de distâncias bem consideráveis. O migrante mais impressionante é a andorinha-do-mar ártica, que procria no norte do círculo ártico, mas voa quase 18 mil quilômetros para o sul, em direção à antártica, quando chega o inverno no norte. As aves migratórias desenvolveram várias estratégias adaptativas para a realização da migração, que exige muito esforço metabólico por parte da ave. Algumas espécies migram de noite, evitando os predadores e a ação solar. Muitas delas acumulam reservas de gordura que lhes permitem efetuar longos trajetos sem ser necessário parar para se alimentar durante o longo percurso. Algumas aves preferem percorrer curtas distâncias diárias, parando com frequência para se alimentarem e repousando em abrigos à noite

ARRIBAR: mesmo que emigrar: mudar de região durante certos períodos de tempo.

"SEMPRE HAVERÁ OUTRA ESTAÇÃO, COLHA AS FLORES, SINTA O PERFUME". EM OUTRAS PALAVRAS, DEUS SEMPRE TE DARÁ UM ESCAPE, PARA QUE ESTEJAS A SALVO. CONTINUE SEMPRE NA DIREÇÃO DE DEUS E APROVEITE OS FRUTOS DE TUA OBEDIÊNCIA.

Ministrado por Marilda Monteiro em Junho/2013 na IEAD

Culto dos Jovens - Bairro Bertol - Passo Fundo - RS

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog