PÃO DIÁRIO
“QUANDO DEUS ESTENDE O CETRO”
“E estendeu o rei para Ester o cetro de ouro. Então Ester se levantou, e pôs-se em pé perante o rei” (Ester 8:4).
No dicionário bíblico cetro é uma palavra grega significando propriamente bastão curto, que é uma insígnia de reis, de governadores e doutras pessoas de autoridade. O cetro serve, também, de vara de correção e para mostrar a suprema autoridade que castiga ou humilha. Nas mãos do rei o cetro significa justiça.
Quando Mardoqueu soube dos planos de Hamã contra os judeus, ele pediu a intercessão de Ester com o rei. Mas o pedido envolvia muito mais do que um diálogo entre esposa e esposo. Naquele tempo ninguém tinha acesso à presença do Rei sem que este lhe solicitasse e lhe estendesse o cetro. Nem mesmo a rainha tinha acesso irrestrito ao rei. Entrar na presença do rei sem ser convidado era decretar a sentença de morte, a não ser em caso de o rei estender seu cetro para receber a pessoa. Para Ester entrar na presença do rei nessa circunstância significava, literalmente, colocar sua vida em risco.
“Todos os servos do rei, e o povo das províncias do rei, bem sabem que todo o homem ou mulher que chegar ao rei no pátio interior, sem ser chamado, não há senão uma sentença, a de morte, salvo se o rei estender para ele o cetro de ouro, para que viva” (Ester 4:11).
Todavia, Deus já havia preparado o coração do rei, pois Ester, antes de ir até a presença deste, decretou um jejum de três dias em toda a província de Susã. Pelo que o rei “quando viu a rainha Ester ali no pátio, teve misericórdia dela e estendeu-lhe o cetro de ouro que tinha na mão em sinal de atenção. Então Ester se aproximou e tocou a ponta do cetro. Então o rei lhe indagou: “Que é o que tens, rainha Ester? Dize-me, pois, o que desejas, e ainda que seja metade do meu reino, te darei!” (Ester 5:2-3). E, Ester alcançou livramento para o povo judeu, do qual ela fazia parte.
Assim como Ester, muitas vezes estamos precisando de algo da parte de Deus, seja para nós ou para aqueles por quem intercedemos. Vimos, porém, que Ester foi ousada, uma vez que não foi o Rei quem lhe chamou, mas mesmo assim, devido a urgência e gravidade dos fatos, ela arriscou sua própria vida para interceder pelo seu povo.
Será que teríamos coragem de entrar na presença do Rei, mesmo sem sermos convidados, e interceder pelos necessitados que estão perecendo a cada dia? E, será que Deus acharia graça em nós para nos estender o cetro de ouro? O segredo de Ester foi revestir-se de jejum e oração, por meio dos quais se obtém resposta do céu.
“E tudo o que pedirem em oração, se crerem, vocês receberão"” (Mateus 21:22).
Tenha um sábado abençoado na Paz do Senhor!
Passo Fundo, 03 de junho de 2017.
Marilda Sanderi


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog