PÃO DIÁRIO
“ENTÃO SEJAMOS SÁBIOS”
“Até o insensato passará por sábio se ficar quieto e, se contiver a língua, parecerá que tem discernimento” (Provérbios 17:28).
Silêncio significa ausência de qualquer ruído. Estado de quem se abstém ou para de falar. Omissão de uma explicação.
Refrear a língua é uma das marcas da sabedoria. Isso vai contra as nossas expectativas. Geralmente esperamos que o sábio fale, e não ouça.
O provérbio em questão é um complemento ao versículo 27 que diz: “quem realmente detém o conhecimento é comedido no falar, e quem possui o entendimento demonstra alma tranquila”. Ele fala do valor de refrear a língua, até mesmo no caso do tolo. Quando um tolo refreia os seus lábios, pode até haver gente que o considere sábio, todavia, essa percepção se dissipará rapidamente quando o tolo começar a falar.
O estado de silêncio é algo difícil de manter, sobretudo, quando estamos incomodados com algo que mereceria uma réplica. Muitas vezes nos vemos sem palavras, quando diante de situações delicadas não encontramos argumentos de defesa, ou mesmo que os encontremos poderemos tornar a situação mais agravada.
Há horas que temos que falar; há horas que temos que calar e deixar Deus falar por nós. Não devemos jogar palavras ao vento, pois elas podem acabar voltando contra nós.
Até mesmo com Deus precisamos entender o tempo de nos mantermos em silêncio. “Porventura o contender contra o Todo-Poderoso é sabedoria?” (Jó 40:2). Jó após ter sido repreendido por Deus Lhe responde: “eis que sou vil; que te responderia eu? A minha mão ponho à boca” (Jó 40:4).
Jó reconheceu que falou sem sabedoria e colocou a mão à sua boca para não mais falar do que não conhecia. A sabedoria de Salomão o fez entender que “há um tempo determinado para todas as coisas, há tempo de falar e tempo de calar” (Eclesiastes 3:7).
Deus nos deu dois ouvidos e uma boca, para que venhamos a ouvir mais do que a falar. “Portanto, meus amados irmãos, todo o homem seja pronto para ouvir, tardio para falar” (Tiago 1:19).
“Portanto, sejamos sábios” Calemo-nos quando necessário e falemos apenas o essencial.
Tenha um domingo abençoado na Paz do Senhor!
Passo Fundo, 18 de junho de 2017.

Marilda Sanderi

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog