PÃO DIÁRIO
“ANDARÃO DOIS JUNTOS, SE NÃO ESTIVEREM DE ACORDO?”
"Porventura andarão dois juntos, se não estiverem de acordo?" (Amós 3:3).
O capítulo 3 de Amós, profeta enviado de Judá a Israel, para chamar o povo ao arrependimento traz uma série de perguntas apresentadas metaforicamente. “Ouvi esta palavra que o SENHOR fala contra vós, filhos de Israel, contra toda a família que fiz subir da terra do Egito, dizendo: De todas as famílias da terra só a vós vos tenho conhecido; portanto eu vos punirei por todas as vossas iniquidades. Porventura andarão dois juntos, se não estiverem de acordo? Rugirá o leão no bosque, sem que tenha presa? Levantará o leãozinho no seu covil a sua voz, se nada tiver apanhado? Cairá a ave no laço em terra, se não houver armadilha para ela? Levantar-se-á da terra o laço, sem que tenha apanhado alguma coisa? Tocar-se-á a trombeta na cidade, e o povo não estremecerá? Sucederá algum mal na cidade, sem que o Senhor o tenha feito? Certamente o Senhor DEUS não fará coisa alguma, sem ter revelado o seu segredo aos seus servos, os profetas” (Amós 3:1-6).
No contexto em evidência, sob o governo do Rei Joroboão II, a nação usufruía da maior prosperidade vivida desde os reinados de Davi e Salomão, 200 anos antes. O povo que foi chamado da escravidão do Egito para a terra de Canaã teve um passado de glória. Todavia, Deus, que não faz nada sem antes avisar mandou Amós profetizar: “Porque não sabem fazer o que é reto, diz o Senhor, aqueles que entesouram nos seus palácios a violência e a destruição.
Portanto, o Senhor DEUS diz assim: O inimigo virá, e cercará a terra, derrubará a tua fortaleza, e os teus palácios serão saqueados” (Amós 3:10-11).
O castigo divino foi pronunciado por causa da corrupção, cobiça e luxo que os levou a exercerem uma violenta opressão sobre os pobres. A soberba tomou conta do povo, que, pensava que Deus os tinha abençoado tanto, que não voltaria atrás, para puni-los pela luxúria e corrupção exacerbada. 
A questão é que não andam dois juntos se não estiverem de acordo. Não há como andar junto sem concordância, sem unidade, sem comunhão, sem obediência. Deus estava dizendo que ou o povo andava no centro de Sua vontade, fazendo o que era reto aos Seus olhos, ou Ele entraria com o castigo.
Ainda hoje, Deus nos concede bênçãos e nos permite prosperar, mas, infelizmente, alguns inflamam seus egos esquecendo-se de que Aquele que abre a porta tem poder para fechar. Aquele que levanta tem poder para derribar; Aquele que exalta tem poder para abater.
Sejamos dignos de receber as bênçãos de Deus. Como bons mordomos, saibamos administrar os bens que Deus coloca em nossas mãos. Andemos em sintonia com Ele.
Tenha uma terça-feira abençoada na Paz do Senhor!
Passo Fundo, 27 de junho de 2017.
Marilda Sanderi

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog