PÃO DIÁRIO
“UM DIA DE MARTA”
“E aconteceu que, indo eles de caminho, entrou Jesus numa aldeia; e certa mulher, por nome Marta, o recebeu em sua casa” (Lucas 10:38).
O evangelho de Lucas (10:38-42) registra a história de Marta e Maria, irmãs de Lázaro, amigo de Jesus. A história conta que chegando Jesus na casa das irmãs, percebe Marta preocupada com o serviço de casa, enquanto Maria se assenta para ouvi-Lo.
“Marta, porém, andava distraída em muitos serviços; e, aproximando-se, disse: Senhor, não se te dá de que minha irmã me deixe servir só? Dize-lhe que me ajude. E respondendo Jesus, disse-lhe: Marta, Marta, estás ansiosa e afadigada com muitas coisas, mas uma só é necessária; E Maria escolheu a boa parte, a qual não lhe será tirada” (Lucas 10:40-42).
Marta é considerada a mulher que se preocupa com os afazeres de casa, por isso quando estou em um dia de faxina em casa digo que estou fazendo o papel de “Marta”.
Hoje, por exemplo, eu tive um dia de “Marta”. Organizei os ambientes da casa, limpei o que estava sujo e coloquei cada coisa no seu devido lugar. Porém, entre uma tarefa e outra eu me deparava pensando: como de um dia para outro acumula coisas fora do lugar: sujeira, poeira, enfim, é tão rapidinho para acontecer a desordem. Passamos um dia inteiro para colocar tudo no seu devido lugar, e em poucos minutos já está bagunçado novamente. Tal pensamento me levou a fazer uma analogia da casa com o nosso coração.
Muitas vezes, oramos a Deus e pedimos que remova de nossos corações todo o sentimento que não provém dEle. Que não nos permita conservar sentimentos ruins. Que não guardemos mágoa, rancor ou ódio. Todavia, os fatos ocorridos em nosso cotidiano trazem sentimentos que vão ocupando espaço e acabam acumulando em nossos corações, e, quando percebemos, ele já está tomado de sentimentos que nos impedem de estar alegres e satisfeitos. Causando-nos tristeza e dor.
Então, da mesma forma que faxinamos a casa, precisamos fazer uma faxina diária em nosso coração. Pois uma palavrinha mal dita aqui, um comentário inoportuno ali, uma discussão acolá, aos poucos vai enchendo de detritos o nosso coração. Fazendo-se necessário uma varredura desses sentimentos para que não estejamos infelizes.
O papel de Maria era ouvir a palavra, segundo Jesus, ela escolheu a melhor parte. Mas o papel de Marta também precisa ser considerado, pois ela queria conservar limpo o ambiente para que Jesus se sentisse bem e confortável. Nosso papel de ouvir a palavra deve estar sempre evidente, contudo, o papel de Marta também tem sua importância, pois ninguém gosta de ficar em um ambiente sujo ou desorganizado.
Assim como limpamos nossa casa, limpemos também o nosso coração que é a porta de entrada para as emoções. “Tenha seu dia de Marta e purifique o ambiente do seu coração!”
Tenha um domingo abençoado na Paz do Senhor!
Passo Fundo, 25 de junho de 2017.
Marilda Sanderi



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog