PÃO DIÁRIO
“QUE TIPO DE DISCÍPULO VOCÊ ESTÁ FAZENDO?”
“Vão e façam discípulos de todas as nações [...] ensinando-os a obedecer a tudo o que eu ordenei a vocês” (Mateus 28:18-20).
Discípulo é o que recebe disciplina ou instrução de outro; aluno. Pessoa que adota uma doutrina. O que segue as ideias ou imita os exemplos de outro.
Nos dias de Jesus, os discípulos seguiam seu “mes­tre” por onde Ele andava, aprendendo com seu ensino e sendo instruídos a fazer o que Ele fizesse. Basicamente, o discípulo é um seguidor. Tornar-se um discípulo de Jesus consiste simplesmente em obedecer ao seu chamado para segui-lo.
Seguir é acompanhar alguém; andar juntamente com outra pessoa; caminhar na mesma direção ou ir na mesma velocidade que esta pessoa. É ter como padrão ou exemplo; imitar. Nas palavras de Santo Agostinho: “o que é seguir, senão imitar?”. Paulo disse aos coríntios “tornem-se meus imitadores, como eu o sou de Cristo” (1 Coríntios 11:1).
“O discípulo não está acima do seu mestre, mas todo aquele que for bem preparado será como o seu mestre” (Lucas 6:40). Este é o ponto central quando o assunto é ser discípulo de Jesus: nós o imitamos, damos continuidade ao seu ministério e, nesse processo, nos tornamos iguais ao mestre.
"Se vocês permanecerem firmes na minha palavra, verdadeiramente serão meus discípulos” (João 8:31).
Da mesma forma, quando Jesus ordenou aos Seus seguidores que fizessem discípulos, Ele estava dizendo: assim como Eu os conduzi, conduzam os outros. Da mesma maneira que Eu vos ensinei, ensinem os outros, da mesma forma que fui para com vocês, sejam para com os outros. Em outras palavras: sejais Meus imitadores. E, façam com que outros imitem vocês. Dessa forma, estarão reproduzindo discípulos. Tudo o que aprenderam comigo ensinem aos outros.
Será que estamos cumprindo a ordenança de Jesus? Estamos sendo Seus imitadores? Como estamos nos comportando? Estamos fazendo discípulos? Que tipo de discípulos estamos fazendo?
Fomos chamados para fazer discípulos. Em algum momento de nossa vida, Deus nos confiará pessoas para cuidar e ensinar. Precisamos primeiramente ser discípulo para depois fazermos discípulos.
Sejamos referência para nossos discípulos e façamo-los parecidos com Jesus.
Tenha uma semana abençoada na Paz do Senhor!
Passo Fundo, 16 de outubro de 2017.

Marilda Sanderi

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog