PÃO DIÁRIO
“SE PRECISAR FUJA”
“Fuja dos desejos malignos da juventude e siga a justiça, a fé, o amor e a paz, com aqueles que, de coração puro, invocam o Senhor” (2 Timóteo 2:22).
No contexto em estudo, Paulo está afirmando que a sociedade está sujeita a certas paixões que lhe são próprias. Está afirmando também que todo adulto está sujeito a estas paixões próprias da mocidade, pois ele ordenou a Timóteo, que deveria ter na época uns 35 anos, fugir das paixões da mocidade.
Fugir significa retirar-se rápida e imediatamente de um local ou situação de perigo, para um local ou situação de plena segurança. Fugir faz referência a atitude de escapar, de alguma coisa ou de algo que está perseguindo, ou de uma ameaça iminente.
Somos impulsionados todos os dias, por nossa natureza humana, a cometer coisas que, muitas vezes, não queremos realizar, mas quando notamos já fizemos, já praticamos. Paulo disse aos romanos: “Pois o que faço não é o bem que desejo, mas o mal que não quero fazer, esse eu continuo fazendo. Ora, se faço o que não quero, já não sou eu quem o faz, mas o pecado que habita em mim. Assim, encontro esta lei que atua em mim: Quando quero fazer o bem, o mal está junto a mim. Pois, no íntimo do meu ser tenho prazer na lei de Deus; mas vejo outra lei atuando nos membros do meu corpo, guerreando contra a lei da minha mente, tornando-me prisioneiro da lei do pecado que atua em meus membros” (Romanos 7:19-23).
Nosso maior inimigo é a nossa carne. Precisamos lutar contra ela, o próprio Cristo nos advertiu dizendo: “Vigiem e orem para que não caiam em tentação. O espírito está pronto, mas a carne é fraca" (Mateus 26:41).
Ao que devemos lembrar as palavras de Paulo aos colossenses: “façam morrer tudo o que pertence à natureza terrena de vocês: imoralidade sexual, impureza, paixão, desejos maus e a ganância, que é idolatria” (Colossenses 3:5).
Que assim como o salmista possamos orar e pedir a Deus: “Ensina-me, Senhor, o caminho dos teus decretos, e a eles obedecerei até o fim. Dá-me entendimento, para que eu guarde a tua lei e a ela obedeça de todo o coração. Dirige-me pelo caminho dos teus mandamentos, pois nele encontro satisfação [...] Desvia os meus olhos das coisas inúteis; faze-me viver nos caminhos que traçaste” (Salmos 119:33-37).
Tenha um sábado abençoado na Paz do Senhor!
Passo Fundo, 14 de outubro de 2017.

Marilda Sanderi

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog