PÃO DIÁRIO
“COMO VOCÊ ESTÁ SENDO VISTO POR DEUS?”
“E disse o Senhor a Satanás: Observaste tu a meu servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem sincero e reto, temente a Deus, e desviando-se d o mal” (Jó 1:8).
O livro de Jó conta a história de um homem que era muito próspero e temente a Deus e se desviava do mal. Jó vivia em uma terra chamada Uz, no Oriente Médio. Ele era muito rico e tinha muitas propriedades. Jó também tinha sete filhos e três filhas, que, segundo a narrativa bíblica, eram muito unidos.
Porém, um dia, Deus em um de seus diálogos com satanás perguntou a este se ele tinha observado o Seu servo que era reto, íntegro, sincero e temente. Homem que se desviava do mal. Ao que satanás respondeu que era muito cômodo e muito fácil ser assim, visto que era um homem que de nada tinha falta. Era rico, próspero, tinha uma família unida, ou seja, não tinha motivos para ser diferente. Mas se ele perdesse seus bens já não seria mais o homem com todas as qualidades que Deus referia.
Ao que Deus então permitiu que lhe fosse tirado tudo, mas não tocasse em sua alma. Em um só tempo Jó perdeu tudo o que tinha, fortuna, empregados, gado, inclusive seus dez filhos. E, como se não bastasse, foi acometido de uma enfermidade. Sua esposa chegou ao extremo de mandar que ele amaldiçoasse o Seu Deus e morresse. Todavia, a bíblia diz que em tudo isso Jó não pecou. Pelo contrário, ele disse: “Nu saí do ventre de minha mãe e nu tornarei para lá; o Senhor o deu e o Senhor o tomou; bendito seja o nome do Senhor” (Jó 1:21).
Não era em vão que Deus o descrevia como homem justo, íntegro, reto e que se desviava do mal. Mesmo sofrendo todo tipo de perda, Jó continuou glorificando a Deus e atribuindo a Ele a soberania, a autoridade e o poder.
E nós? De que forma estamos sendo vistos por Deus? Será que da mesma forma de Jó, estamos reconhecendo que o que estamos passando é permissão de Deus, e que Ele continua no controle de tudo? De que forma estamos enfrentando as situações adversas? Como estamos lidando com as perdas? Será que reconhecemos que tudo o que temos foi Deus quem nos deu? E que a qualquer momento Ele pode nos tirar? Apesar das perdas vamos continuar sendo agradecidos? Ou será que quando somos abençoados agradecemos e quando perdemos murmuramos?
Que possamos reconhecer que Deus tem sob Seu controle todas as coisas. Que as perdas que sofremos são por Sua permissão ou determinação. Aceitemos, pois, os desígnios de Deus. Sejamos agradecidos no pouco ou no muito, na alegria ou na dor.
“Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco” (1 Tessalonicenses 5:18).
Tenha uma semana abençoada na Paz do Senhor!
Passo Fundo, 30 de outubro de 2017.
Marilda Sanderi



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog