PÃO DIÁRIO
“COLOCANDO-SE NO LUGAR DO OUTRO”
“Portanto, como povo escolhido de Deus, santo e amado, revistam-se de profunda compaixão, bondade, humildade, mansidão e paciência” (Colossenses 3:12).
No texto de Paulo aos Colossenses ele destacou a palavra compaixão. Tal palavra está explicada no capítulo 10 do evangelho de Lucas que narra a parábola do Bom Samaritano, onde diz que, certa ocasião, um perito na lei levantou-se para pôr Jesus à prova e lhe perguntou o que era preciso fazer para herdar a vida eterna? Ao que respondeu Jesus. O que está escrito na Lei? Como você a lê? Ele respondeu: Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma, de todas as suas forças e de todo o seu entendimento e Ame o seu próximo como a si mesmo.
Então ele continuou indagando quem era o seu próximo, ao que Jesus respondeu por meio de uma parábola. “Um homem descia de Jerusalém para Jericó, quando caiu nas mãos de assaltantes. Estes lhe tiraram as roupas, espancaram-no e se foram, deixando-o quase morto. Aconteceu estar descendo pela mesma estrada um sacerdote. Quando viu o homem, passou pelo outro lado. E assim também um levita; quando chegou ao lugar e o viu, passou pelo outro lado. Mas um samaritano, estando de viagem, chegou onde se encontrava o homem e, quando o viu, teve piedade dele. Aproximou-se, enfaixou-lhe as feridas, derramando nelas vinho e óleo. Depois colocou-o sobre o seu próprio animal, levou-o para uma hospedaria e cuidou dele. No dia seguinte, deu dois denários ao hospedeiro e disse-lhe: Cuide dele. Quando voltar lhe pagarei todas as despesas que você tiver. Qual destes três você acha que foi o próximo do homem que caiu nas mãos dos assaltantes? Aquele que teve misericórdia dele, respondeu o perito na lei. Jesus lhe disse: Vá e faça o mesmo". ( Lucas 10: 25-37).
“A primeira pergunta que o sacerdote e o levita fizeram foi: Se eu parar para ajudar este homem, o que vai acontecer comigo? Mas... o bom samaritano inverteu a pergunta: Se eu não parar para ajudar este homem, o que vai acontecer com ele?” (Martin Luther King, Jr.).
Quando nos colocamos no lugar de alguém para tentar entender seu ponto de vista, fica mais fácil compreender e aceitar as diferenças. E nasce então um dos mais nobres sentimentos: a compaixão.
Compaixão é um sentimento típico dos seres humanos que se caracteriza pela piedade e empatia em relação à tristeza alheia. A compaixão desperta a vontade de ajudar o próximo a superar os seus problemas, consolando e dando suporte emocional.
Deus é cheio de compaixão. Quem recebe a compaixão de Deus também pode ter compaixão de outras pessoas. Onde há compaixão, abunda o amor e a ajuda ao próximo.  “Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus os perdoou em Cristo” (Efésios 4:32).
Tenha uma quinta-feira abençoada na Paz do Senhor!
Passo Fundo, 02 de novembro de 2017.
Marilda Sanderi


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog