PÃO DIÁRIO
“ENVELHECENDO COM DIGNIDADE”
“Por isso não desanimamos. Embora exteriormente estejamos a desgastar-nos, interiormente estamos sendo renovados dia após dia” (2 Coríntios 4:16).
Ao longo da vida passamos por um processo de amadurecimento. Quanto mais o tempo passa, mais experiência adquirimos. A vida inicia com o nascimento e se encerra com a morte, entretanto, nesse espaço entre nascer e morrer, chamado fases da vida, encontram-se a infância, a adolescência, a idade adulta e a velhice. Em cada fase vivemos momentos únicos e peculiares, ao que devemos viver cada um em toda a sua plenitude.
Com o passar do tempo, a beleza e o vigor do período juvenil gradualmente se transformam na beleza do amadurecimento. Os cabelos brancos, as experiências e o sábio conselho fazem parte dessa nova etapa. 
Já dizia o sábio Salomão que “o cabelo grisalho é uma coroa de esplendor, e obtém-se mediante uma vida justa” (Provérbios 16:31).
Uma vida justa só pode ser vivida na presença de Deus, seguindo Seus conselhos sem nos afastarmos de Seus mandamentos. Disse o salmista: “Agora que estou velho, de cabelos brancos, não me abandones, ó Deus, para que eu possa falar da tua força aos nossos filhos, e do teu poder às futuras gerações” (Salmos 71:18).
O cansaço que vem com os cabelos brancos será sempre menor do que o suporte garantido por Deus. Aqueles que confiam no Senhor, “renovarão as suas forças”. “Mesmo na sua velhice, quando tiverem cabelos brancos, sou eu aquele que os susterá. Eu os fiz e eu os levarei; eu os sustentarei e eu os salvarei” (Isaías 46:4).
Deus garantiu que “mesmo na velhice daremos frutos, permaneceremos viçosos e verdejantes” (Salmos 92:14).
Estar velho é ter conseguido transpor todas as fases e permanecer vivo. O tempo pode deixar marcas que não tem como apagar, todavia, cada marca tem a sua história. Valorizemos a beleza de cada fase da vida, vivendo-a em toda sua essência e magia!
“Envelhecer é como escalar uma grande montanha: enquanto se sobe as forças diminuem, mas a visão é mais livre, mais ampla, mais tranquila” (Ingmar Bergman).
Tenha uma quinta-feira abençoada na Paz do Senhor!
Passo Fundo, 23 de novembro de 2017.

Marilda Sanderi

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog