PÃO DIÁRIO
“SUPORTANDO AS AFRONTAS”
“Porque por amor de ti tenho suportado afronta; a confusão cobriu o meu rosto” (Salmos 69:7).
O Salmo 69 é um salmo de lamentação, mais precisamente, um manifesto de inocência. É também um Salmo profético, que apontava para o Messias que haveria de vir mil anos depois. Os sofrimentos de Davi prefiguravam os do Messias. Trata-se de algo que pode ser entendido como mais doloroso e angustiante que o sofrimento físico, o sofrimento moral.
No versículo em destaque Davi refere que suportou “afrontas” e está sendo “confuso”, no sentido de estar sendo envergonhado, confundido. Ele está sofrendo na alma. 
Afronta é um sentimento de humilhação que resulta de um insulto feito publicamente; vexame, ofensa, desonra. No sentido figurado é o comportamento ou dito que ofende a honra, manchando a boa reputação de alguma coisa ou de alguém, no dicionário bíblico significa afronta aos preceitos cristãos.
Quantos de nós, assim como Davi, temos sofrido afrontas por parte daqueles que não reconhecem Jesus como seu salvador, que não conhecem ou não aceitam a mensagem da cruz. Pessoas que nos afrontam por sermos cristãos. Quantas vezes somos zombados, criticados e injuriados por amor a Deus.
Todavia, não devemos nos preocupar, pois, a bíblia diz que “em lugar da vossa vergonha tereis dupla honra; e em lugar da afronta exultareis na vossa parte; por isso na sua terra possuirão o dobro, e terão perpétua alegria” (Isaías 61:7). Aqui Isaías fala que a vergonha e a afronta experimentadas no exílio babilônico daria lugar à dupla honra, à exultação da porção recebida, a posse de tudo em dobro, mas a alegria seria perpétua, eterna, jamais seria tirada deles novamente, para sempre.
Já dizia o sábio Salomão que “vindo a soberba, virá também a afronta; mas com os humildes está a sabedoria” (Provérbios 11:2). Ao que sejamos humildes e sábios, suportando as afrontas por amor a Deus.
O autor dos hebreus nos adverte que devemos considerar as adversidades como disciplina do Deus, que como Pai, disciplina a todos os filhos que ama e quer bem. “Olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual pelo gozo que lhe estava proposto suportou a cruz, desprezando a afronta; e assentou-se à destra do trono de Deus” (Hebreus 12:2).
As piores afrontas Jesus suportou por nós. Tendo sido injuriado, caluniado e crucificado, mas, ainda assim, suportou por amor a humanidade.
Suportemos, pois, as afrontas sabendo que quem nos justifica é Deus. Diante dEle coloquemos nossos acusadores. “Bem conheces a minha afronta, e a minha vergonha, e a minha confusão; diante de ti estão todos os meus adversários” (Salmos 69:19).
Tenha uma sexta-feira abençoada na Paz do Senhor!
Passo Fundo, 29 de setembro de 2017.
Marilda Sanderi


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog