PÃO DIÁRIO
“NA MEDIDA CERTA”
“Meu filho, guarde consigo a sensatez e o equilíbrio, nunca os perca de vista” (Provérbios 3:21).
Equilíbrio significa estabilidade, solidez. É o estado daquilo que se distribui de maneira proporcional. No sentido figurado, equilíbrio significa prudência, moderação, comedimento, domínio de si mesmo.
Equilíbrio emocional é o controle total sobre os pensamentos e as ações que determinam o comportamento humano.  É a capacidade de enfrentar obstáculos e ter controle absoluto dos sentimentos e das reações.
O equilíbrio está ligado à temperança que é um dos frutos do espírito, qualidade ou virtude de quem atua comedidamente, com prudência, sem a prática de exageros.
 Já dizia o pensador que “a diferença entre o remédio e o veneno é a dose” (Paracelso). Ao que não devemos exagerar para não incorrermos no risco de superdose, e também não venhamos agir com insuficiência, onde não se obtém o efeito esperado. Portanto, é necessário manter o equilíbrio para que não venhamos causar danos à nossa saúde física, mental, emocional e espiritual.
O equilíbrio entre razão e emoção é o caminho mais adequado. Os excessos costumam nos trazer consequências prejudiciais. A razão excessiva faz com que vivenciemos e expressemos pouco nossas emoções, absorvendo toda a carga emotiva.
Em todos os sentidos e em todas as áreas de nossa vida precisamos manter o equilíbrio, pois dele depende a eficácia de nossas ações. Manter mente e corpo em equilíbrio pode nos ajudar a encarar o dia-a-dia com mais leveza e disposição.
“Deus nos deu espírito de poder, de amor e de equilíbrio” (2 Timóteo 1:7). 
Tenha um sábado abençoado na Paz do Senhor!
Passo Fundo, 07 de outubro de 2017.

Marilda Sanderi

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog