PÃO DIÁRIO
“DISCUTINDO A RELAÇÃO”
“O homem irritável provoca dissensão, mas quem é paciente acalma a discussão” (Provérbios 15:18).
Um artigo publicado na revista Superinteressante, em fevereiro de 2013, intitulado “É preciso discutir relação?” aborda que dependendo de como for feita a DR – e de quem é a sua cara metade – ela mais atrapalha do que ajuda. O artigo aborda que os especialistas em DR da Universidade de Washington comandados pelo psicólogo John Gottman, com base em um estudo feito em 107 estudantes universitários, defendem que manter a compostura é importante e que os primeiros 3 minutos de uma discussão são essenciais para saber se ela será construtiva ou ajudará o relacionamento a desandar de vez. Quem começa de maneira calma e gentil se sai melhor do que quem usa palavras duras ou faz críticas rancorosas logo de saída.
Os psicólogos afirmam que não importa como uma conversa começa, mas sim como ela termina. O estudo feito pelos especialistas encontrou que, além de manter um tom de voz calmo e uma postura relaxada, é bom prestar atenção aos pronomes usados: casais que, ao contar sua história de vida a dois, usaram mais o “nós” e “nossos” tendiam a ser mais felizes juntos do que aqueles que usaram “eu”, “meu”, “você” e “seu”. 
Em todo e qualquer relacionamento é necessário haver cumplicidade. Todo relacionamento é 50% responsabilidade de um e 50% do outro. Quando o homem e a mulher se unem na consumação do casamento, eles se tornam uma só carne. Estão unidos, fisicamente e espiritualmente. Já não são duas pessoas independentes, mas uma família. Se tornar uma só carne é criar um elo espiritual muito forte. “Assim, eles já não são dois, mas sim uma só carne” (Marcos 10:8).
Diz o ditado popular “quando um não quer dois não brigam”, para existir brigas e desavenças deve haver conivência. Portanto, em existindo a briga, ambos terão parcela de culpa. Todavia, a palavra de Deus diz: “Zelai uns pelos outros e perdoai-vos mutuamente; caso alguém tenha algum protesto contra o outro, assim como o Senhor vos perdoou, assim também procedei” (Colossenses 3:13).
O texto vale, não apenas para casais, mas também para amigos e irmãos. Antes de discutir a relação com seu par, tenha uma “DR” com Deus e busque nEle a direção, pedindo sabedoria, paciência e mansidão. Ele dará a palavra sábia e a atitude certa.
Lembre-se: “a resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira” (Provérbios 15:1).
Tenha uma quarta-feira abençoada na Paz do Senhor!
Passo Fundo, 09 de agosto de 2017.

Marilda Sanderi

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog