PÃO DIÁRIO
“RESPEITANDO OS LIMITES”
“Até aqui você pode vir, além deste ponto não” (Jó 38:11).
Limite significa fronteira; linha que, real ou imaginária, delimita e separa um território de outro. No sentido figurado é a marca a partir da qual não se pode continuar. Portanto, já está dizendo que até ali podemos ir, além disso, não nos é permitido.  
Deus perguntou a Jó: “Quem marcou os limites das suas dimensões? [...] E quem estendeu sobre ela a linha de medir? [...] Quem represou o mar pondo-lhe portas, quando ele irrompeu do ventre materno, quando o vesti de nuvens e em densas trevas o envolvi, quando fixei os seus limites e lhe coloquei portas e barreiras, quando eu lhe disse: Até aqui você pode vir, além deste ponto não, aqui faço parar suas ondas orgulhosas?” (Jó 38:5-11).
Quando Deus queria que o povo de Israel ouvisse a Sua voz Ele disse a Moisés: “Estabeleça limites em torno do monte e diga ao povo: Tenham o cuidado de não subir ao monte e de não tocar na sua base. Quem tocar no monte certamente será morto. [...] Ninguém deverá tocá-lo com a mão. Seja homem, seja animal, não viverá. Somente quando a corneta soar um toque longo eles poderão subir ao monte" (Êxodo 19:9-13). "Desça e alerte o povo que não ultrapasse os limites, para ver o Senhor, e muitos deles pereçam” (Êxodo 19:21). Nesse contexto o povo foi Instruído a se santificar e respeitar os limites na revelação da Lei.
Ultrapassar o limite, seja de velocidade, seja de domínio de alguém, seja o nosso próprio limite não é inteligente. É necessário respeitarmos os limites, pois, eles existem para serem observados.
No afã de chegarmos rapidamente a algum lugar, muitas vezes ultrapassamos os limites. Todavia, há que se considerar que para avançarmos seja na direção que for, precisamos estar conscientes do que nos espera ali na frente.
Se formos fazer uma ultrapassagem na estrada, por exemplo, muitos fatores devem ser considerados, sobretudo, se temos um motor mais potente ou, no mínimo, compatível com o carro que está à nossa frente, pois, se não tivermos motor de maneira alguma poderemos ultrapassar.
E, se estivermos em uma curva, muito mais cautelosos precisamos ser. Jamais devemos avançar onde não há visibilidade suficiente para arriscar a ultrapassagem. Quem sabe o que há por detrás de uma curva? Na dúvida, não ultrapasse!
Só não existe limites para alcançarmos a Deus. “Os limites do mundo os meus pés não ultrapassam, mas o que de mais alto existe, minha alma alcança”  (Padre Fábio de Melo).
Tenha uma terça-feira abençoada na Paz do Senhor!
Passo Fundo, 10 de outubro de 2017.

Marilda Sanderi

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog