PÃO DIÁRIO
“HÁ HORAS QUE TEMOS QUE CALAR”
“O homem sábio não alardeia seus conhecimentos, mas o coração dos sem juízo é como fonte a jorrar insensatez!” (Provérbios 12:23).
O livro de Provérbios levanta questões sobre valores, comportamento moral, o significado da vida humana e uma conduta direita. O tema recorrente é que "o temor a Deus — a submissão à vontade de Deus — é o princípio da sabedoria". Seus ensinamentos são profundos e, por vezes, sua leitura precisa ser acompanhada de um bom tempo de reflexão sobre o texto lido. É um livro que traz muitos conselhos práticos para o dia a dia.
Para quem quer levar uma vida correta e com sapiência aconselha-se ler o livro de provérbios. Ele tem uma coletânea de ensinamentos e diretrizes para uma vida irrepreensível. O sábio Salomão, no auge de sua sabedoria, e, com base em suas vivências, nos deixou várias instruções de como levar uma vida digna e plena.
Entre tantos conselhos, Salomão nos fala do silêncio, tão necessário em alguns momentos de nossas vidas, e, também do guardar segredos, quando somos procurados por alguém que precisa compartilhá-los. “O que despreza o próximo é falto de senso, mas a pessoa prudente sabe o momento de se calar” (Provérbios 11:12).
De acordo com Salomão, quem não é capaz de guardar um segredo que lhe foi confiado é considerado um traidor. “O fofoqueiro trai a confiança de quem quer que seja, mas aquele que guarda um segredo merece crédito” (Provérbios 11: 13).
Quantas vezes confiamos nossos segredos a pessoas erradas, que por falta de sabedoria não os guarda. Todavia, precisamos perdoar e, simplesmente, não confiar mais nossos segredos a estas. “Sábio é o homem que consegue controlar seu gênio, e sua grandeza está em ser generoso e perdoador com quem o ofende!” (Provérbios 19:11).
 Mais uma vez o sábio Salomão que entende tudo sobre segredos e quebra de sigilo diz: “Quem vive contando casos sigilosos não sabe guardar segredos; portanto, evita a companhia de quem fala demais” (Provérbios 20:19).
Ao lermos os versículos referidos podemos entender que poucas são as pessoas em quem se pode confiar segredos, portanto, elejamos Deus como nosso confidente. Ele seguramente os guardará para Si.
Já dizia o salmista: “SENHOR, livra-me dos lábios mentirosos, da língua enganadora” (Salmos 12.2) e “põe guarda à minha boca; vigia a porta dos meus lábios” (Salmos 141.3).
Sigamos o conselho de Tiago e “sejamos pronto para ouvir, tardios para falar” (Tiago 1.19).
Tenha uma terça-feira abençoada na Paz do Senhor!
Passo Fundo, 03 de outubro de 2017.

Marilda Sanderi

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog