PÃO DIÁRIO
“RECONHECENDO UM AMIGO”
“O amigo dedica sincero amor em todos os momentos e é um irmão querido na hora da adversidade” (Provérbios 17:17).
Amigo é o nome que se dá a um indivíduo que mantém um relacionamento de afeto, consideração e respeito por outra pessoa. É aquele que possui uma grande afeição por uma ou mais pessoas, que é leal, que protege e faz o possível para ajudar sempre.
Certa vez escutei alguém dizendo que os “amigos” que tinha podiam ser contados nos dedos de uma única mão, confesso que, num primeiro momento, fiquei perplexa, pois, estimo todas as pessoas com as quais eu convivo, e por cada uma delas tenho carinho e respeito. Todavia, ao analisar profundamente o significado da palavra “amigo” passamos a entender que temos muitos “conhecidos” que são Indivíduos com quem se mantêm relações superficiais.
Se percebe quem realmente é amigo em tempos de adversidade, em tempos difíceis, quando estamos debilitados e carentes de atenção. E, também, quando conquistamos algo grande. Os amigos verdadeiros são aqueles que nos estendem a mão sempre que precisamos, são os que comemoram conosco cada conquista, sem aquela pitadinha de inveja ou ciúme, que realmente fica feliz por nossa conquista como se ela fosse sua. Já dizia o filósofo: “para conhecermos os amigos é necessário passar pelo sucesso e pela desgraça. No sucesso verificamos a quantidade e, na desgraça, a qualidade” (Confúcio).
Amigo de verdade sempre tem uma palavra de ânimo, de incentivo. “Perfume e incenso promovem alegria no coração; o conselho sincero de um amigo dá encorajamento para viver”( Provérbios 27:9).
O sábio Salomão mais uma vez nos adverte: “Cuidado! As muitas amizades podem levar à ruína, porém, ao mesmo tempo nos anima dizendo: “mas existe amigo mais chegado que um irmão” (Provérbios 18:24).
As amizades verdadeiras podem ser poucas, mas devem ser leais. Quando não encontrares amigos suficientes para preencher os dedos da mão, lembre-se de que na plenitude dos tempos, Jesus apresentou-se como legítimo amigo. Ele declarou: “Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz seu senhor; mas Eu vos tenho chamado amigos, pois tudo o que ouvi de meu Pai Eu compartilhei convosco” (João 15:15). Jesus é teu amigo de todas as horas. Nele você pode confiar. Ele é fiel.
“Em todo o tempo ama o amigo e para a hora da angústia nasce o irmão”
Tenha uma quarta-feira abençoada na Paz do Senhor!
Passo Fundo, 04 de outubro de 2017.

Marilda Sanderi 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog