PÃO DIÁRIO
“A SEGUNDA ORDEM”
“E veio a palavra do Senhor segunda vez a Jonas, dizendo: levanta-te, e vai à grande cidade de Nínive, e prega contra ela a mensagem que eu te digo” (Jonas 3:1-2).
O capítulo 3 do livro de Jonas relata a pregação de Jonas em Nínive e o arrependimento dos ninivitas. Diferente do que registra o capítulo 1, onde Jonas foge da determinação de Deus, agora Jonas obedece e leva os ninivitas ao arrependimento.
O recado de Jonas era que em quarenta dias a grande cidade de Nínive seria subvertida, destruída, assolada, pois a malícia do povo tinha subido até Deus. O povo recebe a pregação de Jonas e faz um propósito de buscar a Deus em oração e jejum no intuito de reverter o veredito que foi dado. Ao que, tendo em vista o que eles fizeram e como abandonaram os seus maus caminhos, Deus se arrependeu e não os destruiu como tinha ameaçado.
Da mesma forma que Jonas, muitas vezes não damos ouvidos às determinações de Deus, não obedecemos às suas ordens e acabamos fazendo as coisas do nosso jeito, pelo que acabamos pagando um preço por nossa rebeldia. Mas como Deus é misericordioso Ele sempre nos dá uma segunda chance, uma oportunidade de colocarmos em prática aquilo que Ele nos incumbiu da primeira vez.
E, assim como o povo, que no momento em que se arrepende de seus maus caminhos, reconhecendo que pecou pedindo misericórdia, Deus perdoa e reconsidera o Seu veredito, deixando de punir e destruir, para nossa vida não é diferente, Deus ouve nossa oração, pondera nosso pedido e, por bondade e misericórdia nos livra de Seu juízo. “E, se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra” (2 Crônicas 7:14).
Arrependimento é a ação de mudar de opinião ou de comportamento em relação ao que já aconteceu. Quem se arrepende tem uma atitude diferente: é humilde e tenta fazer o que é correto para agradar a Deus. O arrependimento é a condição essencial para a salvação.
Há sempre uma oportunidade de revermos as nossas falhas, nossas fraquezas e teimosias e levar a Deus em oração as nossas iniquidades pedindo misericórdia, fazendo assim, com que Deus mude o seu decreto a nosso respeito. Quando nos arrependemos do mal que fizemos ou do bem que não fizemos, Deus se arrepende do mal que nos faria ou do bem que não nos fez.
”Arrependei-vos, pois, e convertei-vos para serem cancelados os vossos pecados” (Atos 3:19). “O arrependimento é a melhor prova de que se aprendeu com o erro.”
Tenha um domingo abençoado na Paz do Senhor!
Passo Fundo, 24 de setembro de 2017.
 Marilda Sanderi


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog