PÃO DIÁRIO
“SOMOS O SAL DA TERRA”
“Vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora, e ser pisado pelos homens” (Mateus 5:13).
Segundo estudiosos, o sal era um bem valioso no mundo antigo; algumas pessoas, incluindo soldados romanos, tinham seus salários pagos em sal, em vez de dinheiro. A palavra “salário” vem de salarium em latim, que significa “dinheiro de sal”. Tem como origem o termo salarium argentum, que consistia na utilização do sal para o pagamento de serviços prestados, na Roma Antiga.
O sal foi, durante muito tempo, uma moeda e mercadoria de difícil obtenção, principalmente no interior do continente europeu. Uma das suas principais utilizações era na conservação de alimentos. O sal era o único conservante que o povo da época de Jesus tinha para manter os alimentos, especialmente a carne, para não estragar.
Quando Jesus se referiu a seus seguidores como “sal”, Ele não estava se referindo a um artigo diário barato, mas a algo valioso e importante. No versículo em estudo, podemos entender que o sal que fica insípido e perde o sabor é uma simbologia, que aponta para o discípulo que deixa de ter as características do Mestre, ou seja, aquele que não exerce a humildade, a mansidão, o amor e deixa de reconhecer a sua pobreza espiritual, a necessidade de estar na constante dependência de Deus.
Se um tempero não tiver sabor, não fará diferença. Se os cristãos não fizerem um esforço para influenciar o mundo ao seu redor, serão de pouco valor para Deus. Se formos semelhantes ao mundo, não teremos importância. Os valores cristãos não devem ser misturados com os do mundo, a fim de que influenciemos as outras pessoas positivamente, da mesma maneira que o tempero na comida ressalta o melhor sabor.
Precisamos, como bons cristãos, conservar a nossa essência, manter as qualidades de Cristo, sermos fiéis ao nosso Deus e aos nossos irmãos.  Precisamos ser a diferença, alguém que dá sentido à vida. Ser sal é ser vida, cura, revelador de essências.
Ser sal é voltar à essência para a qual fomos criados, sem excessos, sem faltas, mas na medida certa com Cristo. Ser sal é testemunhar do amor de Deus com as nossas vidas.
Tenha uma semana abençoada na Paz do Senhor!
Passo Fundo, 11 de setembro de 2017.

Marilda Sanderi

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog