PÃO DIÁRIO
“O PODER DA MÚSICA”
“Davi tomava a harpa, e a tocava com a sua mão; então Saul sentia alívio, e se achava melhor” (1Sm 16.23).
No calendário de datas comemorativas encontramos o dia 15 de setembro como dia do musicoterapeuta, decretado por Luiz Antônio Fleury Filho, então governador de São Paulo, em abril de 1991, que logo foi estendida para o resto do país. A Musicoterapia atua nas áreas de educação especial, reabilitação, psiquiatria, geriatria, obesidade, depressão, fobia, dependência química, doenças terminais, ansiedade, stress, patologias, dificuldade de aprendizagem, acompanhamento às mães e pais no pré-natal; estimulação essencial com bebês em escolas, creches e outras instituições, atendimento em escolas para crianças com hiperatividade e déficit de atenção, acidente vascular-cerebral.
A atividade, além de ter um bom resultado no combate à dor, também tem obtido resultados exemplares na condução do trato com os idosos e no aprofundamento da vivência do processo criativo e das relações interpessoais. A música tem o poder de colocar a pessoa em estado de relaxamento.
Pelo texto em estudo pode-se perceber que o efeito curador da música não é novidade, pois, há três mil anos a música já tinha um papel importante na vida dos hebreus, especialmente na sua adoração a Deus. Era tocada em coroações, cerimônias religiosas e tinha seu lugar nas guerras. Também animava a corte real, dava vida a casamentos e reuniões familiares, e criava um ambiente alegre durante as festividades da colheita das uvas e dos cereais.
Pode-se dizer que Davi foi o primeiro e um dos maiores musicoterapeutas da história, pois o livro de 1 Samuel registra que Davi tinha o dom de tocar seu  instrumento e trazer paz. Por meio de sua música ele repreendia o espírito maligno que se apoderava do Rei Saul. “Quando o espírito maligno vinha sobre Saul, Davi tomava a harpa, e a tocava com a sua mão; então Saul sentia alívio, e se achava melhor, e o espírito maligno se retirava dele” (1Sm 16.23).
O segredo do efeito curativo da música é que Deus se agrada do louvor e enche o lugar do Seu espírito. Por isso quando pessoas estão angustiadas, depressivas, doentes ou perturbadas, ao ouvir um louvor, a sensação de alívio é quase que imediata.
“Depois do silêncio, o que mais se aproxima de expressar o inexprimível é a música” (Aldous Huxley).
Tenha uma sexta-feira abençoada na Paz do Senhor!
Passo Fundo, 15 de setembro de 2017.

Marilda Sanderi

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog