PÃO DIÁRIO
“RECONHECENDO A VOZ DE DEUS”
“Então veio o Senhor, e ali esteve, e chamou como das outras vezes: Samuel, Samuel. E disse Samuel: Fala porque o teu servo ouve” (I Samuel 3:10).
O capítulo 3 do livro de 1 Samuel relata o momento em que Deus chamou a Samuel pelo seu nome. Samuel estava dormindo quando Deus o chamou pela primeira vez. Pensando ser Eli quem o chamou foi até ele e disse: "Estou aqui; o senhor me chamou? Eli, porém, disse: Não o chamei; volte e deite-se. Então, ele foi e se deitou. De novo o Senhor chamou: Samuel! E Samuel se levantou e foi até Eli e disse: Estou aqui; o senhor me chamou? Disse Eli: Meu filho, não o chamei; volte e deite-se. Ora, Samuel ainda não conhecia o Senhor. A palavra do Senhor ainda não lhe havia sido revelada. O Senhor chamou Samuel pela terceira vez. Ele se levantou, foi até Eli e disse: Estou aqui; o senhor me chamou? Então Eli percebeu que o Senhor estava chamando o menino e lhe disse: Vá e deite-se; se ele chamá-lo, diga: Fala, Senhor, pois o teu servo está ouvindo. Então Samuel foi se deitar. O Senhor voltou a chamá-lo como nas outras vezes: Samuel, Samuel! Então Samuel disse: "Fala, pois o teu servo está ouvindo" (1Samuel 3:5-10).
Apesar de Samuel estar crescendo em uma escola para profetas, aprendendo a se relacionar com Deus, Eli em nenhum momento o tinha consagrado, ungido ou transmitido autoridade de profeta, visto que Samuel ainda era muito novo. Seus afazeres na escola eram somente domésticos.
Todavia, a bíblia relata que o sacerdote Eli estava perdendo a visão e já não enxergava as coisas erradas no templo do Senhor. Seus filhos não se dedicavam no ministério e a lâmpada do templo estava se apagando. O povo estava cansado e revoltado por ver o comportamento dos filhos de Eli. Então Deus levanta Samuel para entregar-lhe o recado de seu desagrado.
Mas quero me deter aqui na forma como Samuel reagiu ao chamado, tendo sido necessário Deus chama-lo por três vezes até que ele viesse a entender quem o chamava. Samuel era menino e inexperiente, mas, mesmo assim, Deus o chamou e lhe confiou uma missão.
Não existe idade para Deus escolher ou chamar alguém. Ele chama quem Ele quer, a hora que Ele quer, tenha a idade que tiver. Ninguém é novo ou velho demais para as coisas de Deus. Ele só precisa de um coração disposto.
Quem sabe, assim como Samuel, não estamos conseguindo distinguir a voz de Deus. Precisamos estar atentos, pois, Deus fala conosco de diversas formas. Samuel Ele chamou pelo nome em alto e bom som, mas, Ele pode nos chamar de formas diferentes. Ele pode simplesmente falar ao nosso coração. Ao que estejamos atentos a ouvir o chamado de Deus.
Que possamos estar atentos à voz de Deus e responder-Lhe “fala Senhor, sou todo ouvidos.”
Tenha uma semana abençoada na Paz do Senhor!
Passo Fundo, 02 de outubro de 2017.
Marilda Sanderi


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog