PÃO DIÁRIO
“O TEMPO DE CANTAR CHEGOU!”
“Porque eis que passou o inverno; a chuva cessou, e se foi; aparecem as flores na terra, o tempo de cantar chega, e a voz da rola ouve-se em nossa terra” (Cantares 2:11-12).
O tempo de cantar era uma expressão forte de felicidade extrema, ocasionada por um bem maior que, a frieza do inverno, ou as intempéries da chuva de outono; que não poderiam permanecer com a chegada de um novo tempo, a primavera. A chegada da Primavera anuncia que um tempo de infrutuosidade, de sono, de espera, de frio, de desconforto, de noites mais longas que dias, teriam de dar lugar a um novo tempo.
O inverno ilustra período de adversidade espiritual.  Tempos difíceis, de lutas, de batalhas, de guerras. Tempos que parece que as coisas não andam, que  parecemos estar estagnados. Agora, Salomão está nos dizendo que o inverno vai passar, e depois vem a primavera.  E quando a primavera chega as flores surgem na terra, os  animais dos campos aparecem em todos os lugares e os  pássaros começam a cantar. É chegado o tempo em que a natureza põe-se a cantar. A harmonia e a alegria da primavera reavivam os corações.
Pode-se dizer que a primavera é o tempo em que as promessas de Deus começam a se cumprir em nossa vida. Depois de um longo período, obscuro, sem cor, sem vida e sem expectativa de dias melhores, visualizamos a luz no fim do túnel. O sol volta a brilhar com toda a intensidade e os nossos dias ficam mais alegres. “Podes cortar todas as flores, mas não podes impedir a Primavera de aparecer” (Pablo Neruda).
Tudo aquilo que nos causava dor e inquietude fica para trás e passamos a experimentar o renovo e a perspectiva de dias melhores. E, como num passe de mágica voltamos a sonhar e renascemos para a vida. “Sejamos como a primavera que renasce cada dia mais bela… Exatamente porque nunca são as mesmas flores” (Clarice Lispector).
“Primavera não é uma simples estação de flores, é muito mais, é um colorido da alma” (Jaak Bosmans).
Tenha um sábado abençoado na Paz do Senhor!
Passo Fundo, 23 de setembro de 2017.

Marilda Sanderi

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog