“TRANSFORMADO PELA PROVAÇÃO”
“... pois os nossos sofrimentos leves e momentâneos estão produzindo para nós uma glória eterna que pesa mais do que todos eles” (2 Coríntios 4.17)
Deus tem um propósito por trás de cada problema. Ele usa as circunstâncias para desenvolver nosso caráter. Jesus nos alertou dizendo que teríamos problemas no mundo. Ninguém está imune à dor ou livre de sofrer; e ninguém tem a oportunidade de atravessar a vida sem problemas. Deus utiliza os problemas para trazê-lo para perto de si. A Bíblia diz: O Senhor está perto dos que têm o coração quebrantado e salva os de espírito abatido. Suas mais íntimas e profundas experiências de adoração ocorrerão provavelmente nos dias mais sombrios — quando seu coração estiver partido, você se sentir abandonado, não tiver mais nenhuma opção, a dor for intensa — e você buscar somente a Deus. É durante períodos de sofrimento que aprendemos a fazer nossas orações mais sinceras, autênticas e honestas para com Deus.
Como todos os dias de sua vida foram escritos no calendário de Deus antes que você nascesse, tudo que acontece com você tem significado espiritual. Romanos 8.28,29 explica por quê: Sabemos que Deus age em todas as coisas, de modo que trabalhem em conjunto para o bem dos que o amam e são chamados de acordo com o seu propósito. Pois Deus conhecia de antemão as pessoas e as escolheu para se tornarem iguais ao seu Filho.
Compreendendo Romanos 8.28,29. Essa é uma das passagens bíblicas mais incompreendidas e erroneamente citadas. Ela não diz: “Deus faz que tudo saia da forma que eu quero”. Também não diz: “Deus faz que tudo na terra acabe com um final feliz”. Existem muitos finais infelizes sobre a terra. Vivemos em um mundo caído. É por isso que temos de orar: Seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu. Para compreender inteiramente Romanos 8.28,29, você deve examinar frase por frase: “Sabemos...” Nossa esperança em tempos difíceis não é fundamentada em pensamentos positivos, em anseios ou em um otimismo natural. É uma certeza que se baseia na verdade de que Deus tem pleno controle do Universo e ama a todos nós. “... que Deus age...” Há um Grande Projetista por trás de tudo. A história pertence a Deus. “... em todas as coisas...” O plano de Deus para nossa vida envolve tudo que nos acontece — erros, pecados e mágoas. Ele inclui doenças, dívidas, acontecimentos infelizes, divórcio e a morte de pessoas queridas. Deus pode fazer o bem aflorar da pior perversidade. “... para o bem...” O propósito de Deus é maior que nossos problemas, nosso sofrimento e até mesmo nossos pecados. “... daqueles que o amam e são chamados...” Essa promessa é somente para os filhos de Deus, não para todos. “... de acordo com o seu propósito...” É que sejamos “iguais a seu Filho”. Tudo que Deus deixa acontecer na nossa vida é permitido por causa desse propósito!
Somos como joias moldadas com o martelo e o cinzel da adversidade. Se o martelete do Joalheiro não for forte o suficiente para aparar nossas arestas, ele usará uma marreta. Cada problema é uma oportunidade para edificação do caráter, e, quanto mais difícil for, maior será o potencial para o desenvolvimento de músculos espirituais e de fibra moral. Paulo disse: ... sabemos que essas dificuldades produzem paciência. E a paciência produz caráter. As circunstâncias da vida são temporárias, mas o caráter durará para sempre. A Bíblia frequentemente compara as provações ao fogo que refina o metal, queimando as impurezas. Pedro disse: Essas dificuldades vêm para provar que sua fé é pura. Foi feita a seguinte pergunta a um ourives: “Como você sabe que a prata é pura?”. Ele respondeu: “Quando vejo meu reflexo nela”. Quando você é refinado pelas provações, as pessoas podem ver o reflexo de Jesus em você.
Muitas pessoas se tornam mais amargas em vez de melhorar, e nunca crescem. Você tem de reagir da forma que Jesus reagiria. Lembre-se de que o plano de Deus é bom. Deus disse a Jeremias: Os planos que tenho para vocês [são] planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro. A Bíblia diz: Deem graças em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus. Repare que Deus nos manda dar graças “em todas as circunstâncias”, e não “por todas as circunstâncias”. Deus não espera que você seja agradecido pelo mal, pelo pecado, pelo sofrimento ou por suas consequências dolorosas neste mundo. Em vez disso, Deus quer que você seja grato por ele usar os problemas que o afligem para o cumprimento de seus propósitos. A Bíblia diz: Alegrem-se sempre no Senhor. Ela não diz: “Alegrem-se no seu sofrimento”. Isso é masoquismo. Você se alegra “no Senhor”.
Recuse-se a desistir. Seja paciente e persistente. A Bíblia diz: Entendam que [os problemas] vêm para lhes testar a fé e gerar em vocês perseverança. A construção do caráter é um processo lento. Se você estiver enfrentando problemas neste exato momento, não pergunte: “Por que eu?”. Em vez disso, pergunte: “O que você quer que eu aprenda?”. Então confie em Deus e siga fazendo o que é certo. Vocês precisam perseverar, de modo que, quando tiverem feito a vontade de Deus, recebam o que ele prometeu! Não desista — cresça!
Tenha uma sexta-feira abençoada na Paz do Senhor!
Passo Fundo, 26 de janeiro de 2018.

Extraído do livro “Uma vida com propósitos” – Rick Warren

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog