“PÃO DIÁRIO”
“MANUAL DE SOBREVIVÊNCIA”
“Se ando em meio à tribulação, tu me refazes a vida; estendes a mão contra a ira dos meus inimigos; a tua destra me salva” (Salmos, 138:7)
Manual significa um guia de instruções que serve para o uso de um dispositivo, para correção de problemas ou para o estabelecimento de procedimentos de trabalho. Os manuais são de grande importância na hora de transmitir informação às pessoas para desenvolver-se em uma determinada situação.
Sobrevivência é o ato ou efeito de sobreviver. Aquilo que subsiste após um desaparecimento, uma perda.
Quando temos um manual de utilização em mãos precisamos estar atentos a todos os detalhes, pois, ele vem explicitamente para nos ensinar como utilizar determinado utensílio. Se desprezarmos o manual, com certeza na hora de acontecer o problema descobriremos que foi por negligência nossa, por não termos tido o devido esclarecimento sobre seu funcionamento, ao que devemos sempre analisar o manual antes de usar qualquer aparelho.
 Da mesma forma, em nossa vida, nunca estaremos preparados para situações de risco, de confronto, de batalha ou de perigo iminente, se não tivermos um manual de sobrevivência. Ninguém consegue estar sempre completamente preparado para uma situação de sobrevivência.
As situações adversas sempre chegam, e, na maioria das vezes, sem avisar, simplesmente chegam. Quando isso acontece temos apenas duas opções, ou pereceremos nas consequências que ela causará ou precisaremos aprender a sobreviver a ela.
Se atentarmos para a bíblia sagrada, veremos que ela é o melhor manual de sobrevivência que temos ao nosso alcance. Pois, nela estão registrados fatos que aconteceram, jurisprudências que já foram comprovadas que com base nas suas instruções podem-se evitar acidentes, incidentes ou mortes.
No desespero e no perigo, as pessoas aprendem a acreditar no milagre. De outra forma não sobreviveriam.
Este manual pode não nos isentar dos problemas, mas, pode nos orientar a sobreviver e vencê-los. Todavia, precisamos seguir suas instruções à risca, pois, não podemos esquecer que: “é mandamento sobre mandamento, mandamento sobre mandamento, regra sobre regra, regra sobre regra, um pouco aqui, um pouco ali” (Isaías 28:10).
Diz um texto judaico que “o homem que não souber sobreviver aos maus tempos, não vai ver os bons”.
Que possamos fazer uso deste precioso manual de sobrevivência e nas horas de angústia, solidão e medo saber exatamente como proceder.
Tenha uma terça-feira abençoada na Paz do Senhor!
Passo Fundo, 19 de dezembro de 2017.
Marilda Sanderi


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog