“ACEITANDO SUA MISSÃO”
“Foi o próprio Deus quem fez de nós o que somos e nos deu uma vida nova da parte de Cristo Jesus; e muitos séculos atrás, Ele planejou que gastássemos essa vida em auxiliar aos outros” (Efésios 2.10).
Você foi posto na Terra para fazer uma contribuição. Você não foi criado apenas para consumir recursos — comer, respirar e ocupar espaço. Deus te projetou para que sua vida faça uma diferença. Você foi criado para acrescentar à vida da Terra, não apenas para extrair. Deus quer que você devolva algo. Esse é o quarto propósito de Deus para sua vida, e se chama “ministério” ou serviço.
A Bíblia diz: [Deus] nos criou para que fizéssemos as boas obras que ele já havia preparado para nós. Essas “boas obras” são o seu serviço. O que Deus disse para Jeremias também vale para você: Antes que o fizesse no útero de sua mãe, eu o escolhi. Antes que você nascesse, eu o separei para uma obra especial. Você foi posto neste planeta para uma missão especial.
A Bíblia diz: Foi ele quem nos salvou e nos escolheu para o seu santo trabalho, não porque merecêssemos, mas porque esse era o seu plano muito antes do princípio do mundo — mostrar o seu amor e a sua bondade para conosco por meio de Cristo. Deus tem para você um ministério em sua igreja e uma missão no mundo.
Você é chamado para servir a Deus. Enquanto crescia, você deve ter pensado que ser “chamado” por Deus era algo que somente missionários, pastores, freiras e outros obreiros “de tempo integral” experimentavam, mas a Bíblia diz que todo cristão é chamado para servir. A Bíblia diz: Deus nos salvou e nos chamou para sermos o seu povo. Pedro acrescenta: Vocês foram escolhidos para falar sobre as excelentes qualidades de Deus, que os chamou. Sempre que você faz uso das habilidades que Deus lhe concedeu para ajudar os outros, você está cumprindo o seu chamado.
Jesus foi categórico: A atitude de vocês deve ser igual à minha, porque eu, o Messias, não vim para ser servido, mas para servir, e dar a minha vida por muitos. Serviço e doação resumem o quarto propósito de Deus para sua vida. Madre Tereza disse certa vez: “Viver em santidade consiste em realizar a obra de Deus com um sorriso”. Jesus ensinou que a maturidade espiritual nunca é um fim em si mesma. Maturidade é para o ministério! Nós crescemos para nos doar.
Na maior parte do tempo, estamos mais interessados em nos servir do que no serviço. Esperamos que os outros nos sirvam, e não ao contrário. Mas, à medida que amadurecemos em Cristo, o foco de nossa vida deve ser deslocado progressivamente, para termos uma vida de serviço. Um seguidor de Jesus maduro deixa de perguntar “Quem irá alcançar minhas necessidades?” e começa a perguntar: “As necessidades de quem eu vou alcançar?”. Você alguma vez já fez essa pergunta?
No fim de sua vida na Terra você ficará perante Deus, e ele avaliará como você serviu aos outros com sua vida. A Bíblia diz: Cada um de nós prestará contas de si mesmo a Deus. Algum dia Deus irá comparar quanto tempo e energia gastamos conosco, em relação ao que utilizamos para servir aos outros. A Bíblia alerta os que não creem: Ele derramará a sua ira e o seu castigo sobre os que vivem para si mesmos — mas para os cristãos isso significará a perda das recompensas eternas. Jesus disse: Se você insistir em salvar a sua própria vida, você a perderá.
Você dará a vida por algo. O que será? Uma carreira, um esporte, um passatempo, fama, riquezas? Nenhuma dessas coisas será importante para sempre. Servir é o caminho para a verdadeira importância. É através do ministério que descobrimos o significado da vida. O que importa não é a duração da sua vida, mas a contribuição que ela dá. Não quanto você viveu, mas como viveu. Se você não está envolvido em algum serviço ou ministério, que desculpa tem usado? Abraão era velho, Jacó era inseguro, Lia era sem atrativos, José foi maltratado, Moisés gaguejava, Gideão era pobre, Sansão era co-dependente, Raabe era imoral, Davi teve uma amante e todo tipo de problema familiar, Elias tinha tendências suicidas, Jeremias era depressivo, Jonas era relutante, Noemi era viúva, João Batista era excêntrico para dizer o mínimo, Pedro era impulsivo e temperamental, Marta se preocupava demais, a mulher samaritana teve vários casamentos fracassados, Zaqueu era indesejado, Tomé tinha dúvidas, Paulo tinha saúde fraca e Timóteo era tímido. Aí está uma boa variedade de desajustes, mas Deus usou cada um deles a seu serviço. Ele também usará você, se deixar de dar desculpas.
Tenha uma terça-feira abençoada na Paz do Senhor
Passo Fundo, 30 de janeiro de 2018.
Extraído do livro “Uma vida com propósitos” – Rick Warren


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog