“QUANDO DEUS PARECE DISTANTE”
“Ele se escondeu do seu povo, mas eu confio nele e nele ponho a minha esperança” (Isaías 8.17; NTLH).
Deus é real, a despeito de como você se sinta. É fácil adorar a Deus quando as coisas vão bem — quando ele provê comida, amigos, família, saúde e situações felizes. Mas as circunstâncias não são sempre agradáveis. E como então você irá adorar a Deus? O que você faz quando Deus parece estar a milhões de quilômetros? A mais profunda adoração é louvar a Deus a despeito da dor, dar graças durante a provação, manter a confiança nele em meio à tentação, render-se a ele durante um sofrimento e amá-lo quando ele parece distante. Philip Yancey observou sabiamente: “Todo relacionamento passa por períodos de proximidade e distanciamento, e, no relacionamento com Deus, por mais íntimo que seja, o pêndulo vai oscilar de um lado para o outro”. É aí que a adoração fica difícil. Para amadurecer a amizade, Deus irá testá-la com períodos de aparente separação — épocas em que se tem o sentimento de que Deus nos abandonou ou esqueceu.
Davi foi provavelmente quem teve uma amizade mais íntima com Deus do que qualquer outra pessoa. Deus teve prazer em chamá-lo um homem segundo o meu coração. Apesar disso, Davi frequentemente reclamava da aparente ausência de Deus: Por que, SENHOR, tu permaneces afastado na hora do sofrimento? Por que te escondes de mim?; Por que me abandonaste? Por que estás tão longe de salvar-me, tão longe dos meus gritos de angústia?; Por que me rejeitaste? É óbvio que Deus não abandonou realmente Davi, assim como não abandona você. Ele prometeu várias vezes: Eu jamais o abandonarei ou rejeitarei.
Quando Deus parece distante, você pode pensar que ele está zangado ou o está punindo por algum pecado. Mas frequentemente esse sentimento de abandono e afastamento de Deus não tem nenhuma relação com o pecado. É um teste de fé que todos devemos enfrentar. Será que você continuará a amar, confiar, obedecer e adorar a Deus, mesmo quando não sente a sua presença nem há evidência visível da ação divina em sua vida? Nos dias de hoje, o erro mais comum que os cristãos cometem ao adorar é buscar uma experiência em vez de buscar a Deus. Eles buscam sensações e, se elas ocorrerem, concluem que foram bem-sucedidos em adorar. Na realidade, Deus em geral afasta as nossas sensações para não dependermos delas.
As situações que mais põem à prova a sua fé são aquelas em que a vida desanda e Deus não pode ser achado. Isso aconteceu com Jó. Em um único dia, ele perdeu tudo — sua família, seus negócios, sua saúde e tudo o que possuía. E, o que é pior, ao longo de 37 capítulos, Deus não disse nada! Como louvar a Deus quando você não compreende o que está acontecendo na sua vida e Deus está em silêncio? Como manter os olhos em Jesus quando eles estão cheios de lágrimas? Você faz o que fez Jó: Então prostrou-se, rosto em terra, em adoração, e disse: Saí nu do ventre da minha mãe, e nu partirei. O SENHOR o deu, o SENHOR O levou; louvado seja o nome do SENHOR.
Diga a Deus exatamente como você se sente. Descarregue todos os seus sentimentos. Deus pode lidar com suas incertezas, sua raiva, seu sofrimento, sua confusão e suas indagações. Você sabia que admitir seu desespero para Deus pode ser uma declaração de fé?
Concentre-se em quem Deus é — sua natureza imutável. V. Raymond Edman disse: “Nunca duvide na escuridão do que Deus lhe disse na luz”. Confie que Deus cumprirá as promessas.
Em tempos de seca espiritual, você deve confiar pacientemente nas promessas de Deus, e não nas emoções. Deve perceber que ele o está levando a um nível mais profundo de maturidade. Lembre-se do que Deus já fez por você. Se Deus nunca tivesse feito nada mais por você, ele ainda mereceria seu louvor ininterrupto pelo resto de sua vida, por causa do que Jesus fez por você na cruz. Ele morreu para que você pudesse viver para sempre. Somente isso já vale seu agradecimento e louvor contínuo.
Tenha uma semana abençoada na Paz do Senhor!
Passo Fundo, 15 de janeiro de 2018.
Extraído do livro “Uma vida com propósitos” – Rick Warren


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog