PÃO DIÁRIO
“PURIFICA-ME!”
“Purifica-me com hissopo, e ficarei puro; lava-me, e mais branco do que a neve serei” (Salmos 51:7).
O Salmo 51 está associado a uma das experiências mais difíceis da vida de Davi, o seu caso com Bate-Seba. Após sentir-se culpado e indigno, tendo sido advertido por Natan, Davi pede a Deus que o purifique com hissopo.
Hissopo é uma planta citada na Bíblia e está associada à purificação. Foi utilizada no ritual de Páscoa, onde os israelitas deveriam fazer um molho de hissopo, misturar com sangue de cordeiro e passar nas ombreiras das portas: "E o Senhor passará por aquela porta e não deixará o destruidor entrar em vossas casas" (Êxodo 12:21,13).
Por instrução Divina, o hissopo era usado na limpeza dos locais onde se realizavam os cultos de sacrifícios em prol do perdão de pecados e gratidão a Deus.
Davi roga para ser limpo com hissopo porque sabe que não pode limpar a si mesmo. Ele Pede repetidas vezes para ser purificado, expressando sua grande carga de culpa.
O purificar implica sofrer, se deixar moldar, como os Israelitas no deserto, como a dor de Cristo na crucificação, a dor que Ele carregou por nós e que tantas vezes o mundo nos obriga a viver.
Pureza é estar limpo, sem nenhuma mancha. Deus é perfeitamente puro, nele não há pecado algum. Deus nos chama para sermos puros como Ele, rejeitando o pecado e escolhendo sempre o que é bom.
Jesus veio para nos purificar de todo pecado. O pecado é uma mancha, uma impureza, que só sai pelo sangue de Jesus. Todos nós devemos nos esforçar para manter a pureza, obedecendo a Deus, mesmo quando há muita tentação para pecarmos. “Bem-aventurados os puros de coração, pois verão a Deus” (Mateus 5:8).
Devemos manter completa vigilância para não pecarmos. Todavia, se acontecer de falharmos, devemos imediatamente reconhecer o erro, confessarmos e pedir perdão a Deus. “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça” (1 João 1:9).
Procuremos andar na luz. “Se, porém, andarmos na luz, como ele está na luz, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado” (1 João 1:7).
Tenha um sábado abençoado na Paz do Senhor!
Passo Fundo, 30 de dezembro de 2017.
Marilda Sanderi


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog