PÃO DIÁRIO
“O MAIOR ENGENHEIRO DE TODOS OS TEMPOS”
"Faze uma arca de tábuas de cipreste; nela farás compartilhamentos e a calafetarás com betume por dentro e por fora"  (Gênesis 6:14).
O dia 11 de dezembro comemora o dia do engenheiro. A data homenageia os profissionais responsáveis em desenhar, projetar e concretizar construções. O engenheiro é um dos principais responsáveis pela segurança da construção. Um pequeno erro nos cálculos pode colocar a vida de muitas pessoas em perigo.
O livro de Gênesis relata que “ao ver como a terra se corrompera [...] Deus disse a Noé: Darei fim a todos os seres humanos, porque a terra encheu-se de violência por causa deles. Eu os destruirei juntamente com a terra. Você, porém, fará uma arca de madeira de cipreste; divida-a em compartimentos e revista-a de piche por dentro e por fora. Faça-a com cento e trinta e cinco metros de comprimento, vinte e dois metros e meio de largura e treze metros e meio de altura. Faça-lhe um teto com um vão de quarenta e cinco centímetros entre o teto e corpo da arca. Coloque uma porta lateral na arca e faça um andar superior, um médio e um inferior. Eis que vou trazer águas sobre a terra, o Dilúvio, para destruir debaixo do céu toda criatura que tem fôlego de vida. Tudo o que há na terra perecerá. Mas com você estabelecerei a minha aliança, e você entrará na arca com seus filhos, sua mulher e as mulheres de seus filhos. Faça entrar na arca um casal de cada um dos seres vivos, macho e fêmea, para conservá-los vivos com você. Noé fez tudo exatamente como Deus lhe tinha ordenado” (Gênesis 6:12-22).
Pelo relato bíblico podemos entender que a competência de Noé ao construir a arca foi o que preservou e espécie humana. Se hoje perpetuamos foi devido ao trabalho bem feito de um engenheiro. Todavia, este engenheiro foi instruído por Deus, pois Noé não era letrado, não havia cursado uma faculdade, nem estudado cálculos e medidas, não entendia nada sobre planejamento, todavia, construiu uma das maiores embarcações já vistas.
O comprimento da arca era seis vezes a sua largura e dez vezes a sua altura. Especialistas afirmam que muitos navios modernos têm proporções semelhantes, embora a escolha da relação comprimento-largura seja feita levando-se em conta a potência necessária para navegação. Deus sabia o que enviaria ao projetar a arca, além da chuva, quem sabe ventos fortes ao que a embarcação deveria ser resistente.
A história bíblica da Arca de Noé representa a renovação, uma vez que sobre as águas do dilúvio, Noé leva em sua arca todos os elementos necessários para a restauração cíclica da vida, garantindo assim, o desenvolvimento da espécie humana. A arca de Noé tornou-se, portanto, o símbolo da morada de Deus, a aliança entre o ser superior e os homens.
A arca indica a presença de Deus. Venha a tempestade que vier, dentro da arca estaremos a salvo.
Tenha uma semana abençoada na Paz do Senhor!
Passo Fundo, 11 de dezembro de 2017.

Marilda Sanderi

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog