PÃO DIÁRIO
“MANTENHA SEU NOME ESCRITO NO LIVRO DA VIDA”
“Mas agora, eu te rogo, perdoa-lhes o pecado; se não, risca-me do teu livro que escreveste. Respondeu o Senhor a Moisés: "Ris­carei do meu livro todo aquele que pecar contra mim”  (Êxodo 32:32-33).
O versículo em estudo demonstra a intercessão de Moisés pelo povo de Israel, quando estes, ao pé do monte, adoravam a um ídolo. Deus disse a Moisés que sua ira estava ardendo contra os filhos de Israel e que ele se dispunha a destruí-los num juízo. Entretanto, quando Moisés intercedeu por eles, as circunstâncias mudaram. A atitude de Deus para com o pecado é sempre a ira, mas sua atitude para com aqueles que o invocam é sempre de misericórdia.
Antes de Moisés orar por Israel, eles estavam sob o juízo de Deus. Porém, a intercessão de Moisés pelo povo de Israel levou-os a ficar sob a misericórdia de Deus. O Senhor não mudou, o que mudou foram as circunstâncias.
O livro da vida representa a lista de todas as pessoas que vão para o Céu. Todos que têm seu nome escrito no livro da vida terão a vida eterna. Mas quem não tiver seu nome no livro irá para o lago de fogo. Para ter seu nome no livro da vida é preciso se arrepender do pecado, aceitando Jesus como seu salvador. Deus recompensará quem é fiel até o fim com a vida eterna.
No que se refere ao juízo de Deus, João disse: “Depois vi um grande trono branco e aquele que nele estava assentado. A terra e o céu fugiram da sua presença, e não se encontrou lugar para eles. Vi também os mortos, grandes e pequenos, em pé diante do trono, e livros foram abertos. Outro livro foi aberto, o livro da vida. Os mortos foram julgados de acordo com o que tinham feito, segundo o que estava registrado nos livros. O mar entregou os mortos que nele havia, e a morte e o Hades entregaram os mortos que neles havia; e cada um foi julgado de acordo com o que tinha feito. Então a morte e o Hades foram lançados no lago de fogo. O lago de fogo é a segunda morte. Aqueles cujos nomes não foram encontrados no livro da vida foram lançados no lago de fogo” (Apocalipse 20:11-15).
E João continuou acrescentando que “nela (na cidade santa, na nova Jerusalém) jamais entrará algo impuro, nem ninguém que pratique o que é vergonhoso ou enganoso, mas unicamente aqueles cujos nomes estão escritos no livro da vida do Cordeiro” (Apocalipse 21:27).
Moisés tinha comunhão perseverante com Deus. Ele ouvia e obedecia a voz de Deus. Ele acreditava que Deus a qualquer momento poderia tirar o nome de alguém do livro da vida.
Pela resposta de Deus a Moisés quando disse que ris­caria do Seu livro todo aquele que pecar contra Ele”  (Êxodo 32: 33), podemos considerar que a qualquer momento poderemos ter nosso nome riscado do livro da vida.
Conforme está escrito em Apocalipse 3:5 “O que vencer será assim vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida; antes confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos”.
Então perseveremos até o fim, para que possamos, assim como o apóstolo Paulo dizer: “Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé” (2 Timóteo 4:7).
Mantenhamos vigilância para que possamos preservar nosso nome escrito no livro da vida.
Tenha um domingo abençoado na Paz do Senhor!
Passo Fundo, 31 de dezembro de 2017.

Marilda Sanderi

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog