Leitura do Livro uma vida com propósito - terceiro dia
“O QUE DIRIGE SUA VIDA?”
“Percebi que o que faz os homens correrem atrás do sucesso é a inveja!” (Eclesiastes 4.4).
“O homem sem propósitos é como um barco sem leme — um vira-lata, um nada, um ninguém” (Thomas Carlyle). (Thomes Carláiel)
Todo e qualquer indivíduo tem sua vida dirigida por algo. A maioria dos dicionários define a palavra “dirigir” como “guiar, controlar, direcionar”. Se você está dirigindo um carro, um prego ou uma bola de golfe, estará naquele momento guiando, controlando e direcionando. Qual a força que dirige sua vida? Neste exato momento, você pode estar sendo dirigido por um problema, por pressão ou por um prazo limitado. Você pode estar sendo dirigido por uma lembrança dolorosa, um temor pungente ou uma crença inconsciente. Existem centenas de circunstâncias, valores e emoções que podem dirigir sua vida.
Muitos são dirigidos pela culpa. Tais pessoas passam a vida inteira fugindo do remorso e ocultando sua vergonha. Pessoas dirigidas pela culpa são manipuladas por suas lembranças. Elas permitem que seu passado controle seu futuro. Elas frequentemente culpam a si mesmas por sabotarem o próprio sucesso.
Muitos são dirigidos pelo medo. Seus temores são provavelmente o resultado de experiências traumáticas e de expectativas ilusórias, do crescimento em um lar extremamente severo ou mesmo de predisposição genética. Pessoas dirigidas pelo medo com frequência perdem grandes oportunidades por terem medo de correr riscos.
Muitos são dirigidos pelo materialismo. Seu desejo de adquirir se torna o único objetivo na vida. O impulso de sempre querer mais baseia-se no conceito errôneo de que ter mais me tornará mais feliz, mais importante e mais protegido. Mas os três pensamentos são falsos. Posses somente trazem felicidade temporária.
Muitos são dirigidos pela necessidade de aprovação. Eles permitem que as expectativas dos pais, esposas, filhos, professores ou amigos controlem sua vida. Muitos adultos ainda tentam ganhar a aprovação de pais que nunca estão satisfeitos. Outros são dirigidos pela pressão social, sempre preocupados com o que os outros poderiam pensar. Infelizmente, os que seguem a multidão acabam normalmente perdidos nela. Ser controlado pelas opiniões dos outros é uma forma segura de deixar de lado os propósitos de Deus para sua vida.
Existem cinco grandes vantagens em se levar uma vida dirigida por propósitos:
Conhecer o propósito de sua vida faz que ela tenha sentido. Quando a vida faz sentido, você pode suportar quase tudo; sem isso, tudo é insuportável.
Conhecer seu propósito simplifica a vida. Ele define o que você faz e o que você não faz. O propósito se torna o padrão pelo qual você avalia quais ações são essenciais e quais não são. Sem um propósito claro, ficamos sem alicerce sobre o qual fundamentar decisões, destinar o tempo e empregar os recursos. A tendência será tomar decisões com base nas circunstâncias, nas pressões do momento e no humor do dia.
Conhecer seu propósito direciona sua vida. Isso faz que seus esforços e energias se concentrem no que é importante. Você se torna eficiente ao ser seletivo. A Bíblia diz: Não viva descuidadamente, impensadamente. Certifique-se de que você compreende o que o Mestre quer.
Conhecer seu propósito estimula a sua vida. Nada traz mais vigor que um propósito claro. “Esta é a verdadeira alegria da vida: ser usado por um propósito reconhecido por você mesmo como digno.
Conhecer seu propósito o prepara para a eternidade. Muitas pessoas passam a vida tentando criar um legado a ser deixado sobre a terra. Elas querem ser lembradas quando partirem. Entretanto, o que em última análise mais importa não é o que os outros dizem sobre sua vida, mas o que Deus diz. A Bíblia diz: Lembrem-se: cada um de nós estará pessoalmente diante de Deus para ser julgado por ele [...] Sim, cada um de nós terá que prestar contas de si mesmo a Deus.
Passo Fundo, 04 de janeiro de 2018.
Extraído do livro: Uma vida com propósitos: Você não está aqui por acaso
Rick Warren


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog