PÃO DIÁRIO
“SOMOS ÚNICOS”
“Teus olhos viam meu embrião, e em teu livro foram registrados todos os meus dias; prefixados, antes mesmo que um só deles existisse!” (Salmos 139:16).
No versículo em questão, Davi reconhece que a obra de Deus em sua vida começou já desde sua formação no ventre de sua mãe. Da mesma forma que Davi, precisamos entender que Deus tem uma história para cada um de nós. Somos diferentes, únicos, exclusivos, mas não menos especial para Deus. Todos temos o mesmo valor.
No dia 03 de dezembro é comemorado o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência. De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), aproximadamente 10% da população mundial possui algum tipo de deficiência. Na maioria das vezes, esses problemas são tratados pelo restante da população como um motivo para a discriminação, o que dificulta uma vida de qualidade e digna para as pessoas com algum tipo de deficiência. Com a criação dessa data, a ONU tinha como objetivo principal conscientizar a população a respeito da importância de assegurar uma melhor qualidade de vida a todos os deficientes.
É importante, no entanto, que todos tenham em mente que as pessoas com deficiência não são menos capacitadas e, assim como todas as outras, possuem direitos e deveres assegurados.
Deficiência é a limitação física, sensorial ou intelectual que tem uma pessoa. Do ponto de vista geral, todos os indivíduos sofrem de alguma deficiência em seu organismo, mas utiliza-se o conceito deficiência para mencionar um alto grau de disfunção. No sentido pejorativo deficiente é aquela pessoa cujas faculdades físicas ou intelectuais são diminuídas em comparação ao seu funcionamento esperado.
Sei o que é conviver com um deficiente, totalmente dependente de cuidados, que por si só não sobreviveria. E, também, conheço todo tipo de preconceito e olhares discriminantes. Contudo, isso me remete a pensar, que da mesma forma que meu filho depende de mim, eu sou totalmente dependente de Deus. Nós somos dependentes de Deus. Ele sabe de nossas limitações e deficiências, somente Ele pode conduzir-nos de maneira correta e segura. Ele nos protege, nos cuida e nos defende.
Ele já nos conhecia antes de sermos formados no ventre de nossa mãe, e já tinha planos para cada um de nós. Contudo, Deus nos deu o livre arbítrio, por isso podemos aceitar Seu plano ou não. Podemos escolher levar a vida a nossa maneira, todavia, pagaremos o preço por nossas escolhas.
Muitos de nossos projetos não são bem sucedidos por que Deus não está nele. Jesus disse: “Sem mim, nada podeis fazer”. (João 15:5).
Aceitemos a história e a condição que Deus nos atribuiu, descansemos nEle, Seu plano é infalível. Sejamos felizes com nossas deficiências!
Tenha um domingo abençoado na Paz do Senhor!
Passo Fundo, 03 de dezembro de 2017.

Marilda Sanderi

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog