PÃO DIÁRIO
“USANDO O VENTO EM SEU FAVOR”
“Há os que se queixam do vento. Os que esperam que ele mude. E os que procuram ajustar as velas” (William G. Ward).
A vela em um barco se baseia no Princípio de Bernoulli, o mesmo princípio que explica a sustentação das asas de um avião. Só que no veleiro a asa está virada de lado. Quando viaja na direção do vento, o veleiro é submetido à simples pressão do vento em sua vela; essa pressão impele a embarcação para a frente. Mas ao navegar contra o vento, a vela é exposta a um conjunto mais complexo de forças. Quando o ar em movimento passa por trás do lado côncavo da vela, ou barlavento, sua velocidade diminui; e quando passa pela parte dianteira, ou sotavento, o ar flui mais rapidamente. Isso origina uma zona de alta pressão atrás da vela e uma zona de baixa pressão a sua frente. A diferença de pressão entre os dois lados cria uma força para a frente, em ângulo com o vento. O veleiro ainda se submete a uma força lateral devido a resistência da água. A composição das duas forças cria a força resultante na direção do movimento.
A utilização da força do vento tornou possível o deslocamento de pessoas e mercadorias por distâncias cada vez maiores. Antigamente não eram utilizados remos, era, portanto, necessário estar atento à direção do vento. O barco a vela é um meio de transporte que depende do vento para se locomover.
Da mesma forma, a nossa vida não é estática, ela precisa estar em movimento. Um dia o vento sopra aqui, outro dia sopra ali, e assim vamos avançando. Muitas vezes nos questionamos por que o vento está batendo contrário e nos levando para lugares onde não tínhamos pretensão de ir. Nosso barco parece andar sem direção ou sem forças para avançar contra o vento.
Devemos lembrar que quem controla o vento é Deus, portanto, precisamos aprender aproveitar o vento para avançarmos. Não temos o poder de mudar a direção do vento, porém podemos ajustar as velas do barco para continuarmos a navegar.
Deus sabe de que forma conduzir nossa vida. Já dizia o salmista: “Conduz os humildes na justiça e lhes ensina o seu caminho” (Salmos 25:9).
Ao que devemos pedir a Deus: “Faze-me, SENHOR, conhecer os teus caminhos, ensina-me as tuas veredas. Guia-me na tua verdade e ensina-me, pois tu és o Deus da minha salvação, em quem eu espero todo o dia” (Salmos 25:4-5).
Não nos queixemos do vento, nem esperemos que a direção dele mude, mas, ajustemos as velas para continuarmos navegando!
Tenha uma quinta-feira abençoada na Paz do Senhor!
Passo Fundo, 14 de dezembro de 2017.

Marilda Sanderi

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog