“CRIADO PARA SE TORNAR SEMELHANTE A CRISTO”
“Deus já sabia o que ele faria desde o início. Ele decidiu desde o princípio moldar a vida daqueles que o amam com os mesmos parâmetros da vida de seu Filho [...] Nele, vemos a forma original planejada para nossa vida” (Romanos 8.29).
Você foi criado para se tornar semelhante a Cristo. Desde o princípio, o plano de Deus tem sido fazê-lo à semelhança de seu Filho, Jesus. Esse é o seu destino e o terceiro propósito para sua vida. Deus anunciou sua intenção na criação: Então disse Deus: Façamos o homem a nossa imagem, conforme a nossa semelhança. Em toda a criação, somente o homem foi feito “à imagem de Deus”. A Bíblia diz: [Você foi] criado para ser semelhante a Deus em justiça e em santidade. Tornar-se semelhante a Cristo não significa perder a personalidade ou se tornar um clone autômato. Deus criou em você um caráter único; logo, logicamente não quer destruí-lo. O cristianismo ocupa-se da transformação do caráter, não da personalidade.
É tarefa do Espírito Santo produzir um caráter semelhante ao de Cristo em você. A Bíblia diz: Conforme o Espírito do Senhor opera em nós, tornamo-nos mais e mais como ele e refletimos sua glória cada vez mais. O processo de transformação pelo qual nos tornarmos mais semelhantes a Jesus é chamado santificação; e esse é o terceiro propósito de sua vida sobre a terra. Somente o Espírito Santo tem o poder de realizar as transformações que Deus deseja para nossa vida. A Bíblia diz: Deus está operando em vocês, dando-lhes o desejo de obedecê-lo e o poder para fazer o que lhe agrada. Mencione “o poder do Espírito Santo”, e muitas pessoas imaginam manifestações miraculosas e emoções intensas. Mas na maioria das vezes o poder do Espírito Santo é liberado na sua vida de maneira tranquila e despretensiosa, de modo que você nem se dá conta, nem tem nenhuma sensação. Ele frequentemente nos toca com uma brisa suave.
O Espírito Santo libera poder no momento em que você dá um passo de fé. Quando Josué se defrontou com um obstáculo intransponível, as águas transbordantes do rio Jordão recuaram somente depois que os líderes pisaram na água corrente em obediência e fé. A obediência libera o poder de Deus.
Deus espera que você aja primeiro. Não espere sentir-se poderoso ou confiante. Siga adiante na sua fraqueza, fazendo a coisa certa a despeito de seus medos e sentimentos. A Bíblia compara o crescimento espiritual a uma semente, a uma edificação e a uma criança em crescimento. Cada metáfora exige uma participação ativa: sementes devem ser plantadas e cuidadas, edificações devem ser construídas e crianças devem comer e se exercitar para crescer. Embora esforço não tenha nada que ver com salvação, está relacionado com o crescimento espiritual. Paulo explica aos Efésios  os três deveres para nos tornarmos semelhantes a Cristo. Em primeiro lugar, devemos abandonar nossa antiga maneira de agir: Tudo [...] referente àquela antiga forma de viver tem de ir embora. Está completamente corrompida. Livrem-se dela! Em segundo lugar, devemos mudar nossa forma de pensar: Deixe que o Espírito transforme sua maneira de pensar. A Bíblia diz que somos “transformados” pela renovação de nossa mente. Em terceiro lugar, precisamos “adquirir” o caráter de Cristo ao desenvolver hábitos novos e dignos de Deus.
Deus usa sua Palavra, as pessoas e as circunstâncias para moldar você. Os três fatores são indispensáveis para o desenvolvimento do caráter. A Palavra de Deus supre a verdade que precisamos para crescer, os filhos de Deus suprem o apoio que precisamos para crescer e as circunstâncias suprem o ambiente que precisamos para pôr em prática as características de Cristo.
Você deve ter pessoas à volta e interagir com elas. Precisa fazer parte de uma igreja e uma comunidade. Por quê? Porque a verdadeira maturidade espiritual diz respeito a aprender a amar como Jesus amou, e você não pode ser semelhante a Jesus na prática sem que haja relacionamento com outras pessoas. Lembre-se: está tudo em torno do amor — amar a Deus e amar os outros.
A maturidade espiritual não é instantânea nem automática; é um desenvolvimento que durará o resto de sua vida. Paulo disse: Isso irá continuar até que sejamos maduros como Cristo é, e seremos iguais a ele. Você é um trabalho em execução. Jesus não morreu naquela cruz apenas para que pudéssemos levar vidas equilibradas e confortáveis. O seu propósito é muito mais profundo: ele quer nos tornar como ele, antes de nos levar para o céu. Esse é nosso grande privilégio, nossa responsabilidade direta e nosso destino final.
Tenha uma terça-feira abençoada na Paz do Senhor!
Passo Fundo, 23 de janeiro de 2018.

Extraído do livro “Uma vida com propósitos” – Rick Warren

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog