PÃO DIÁRIO
“VASCULHANDO AS GAVETAS”
“Em parábolas abrirei a minha boca, proferirei enigmas do passado” (Salmos 78:2).
O salmista Asafe conclama o povo a escutar as palavras de sua boca, onde vai contar a história dos antepassados. Ele fala da trajetória do povo e a forma como Deus os conduziu do Egito à terra prometida. Traz a memória o concerto de Deus com o povo quando ordenou que guardassem os Seus mandamentos e que contassem os Seus feitos à geração vindoura.
O Salmo 78 é uma lição que visa educar as novas gerações a evitar os erros do passado e prosseguir rumo ao futuro, providos do desejo e da sabedoria que levam à comunhão de Deus e a Sua obra.
A palavra enigma significa coisa difícil de definir, de conhecer a fundo, de compreender. Outro dia estive vasculhando as gavetas onde encontrei alguns objetos que haviam sido guardados a algum tempo e então passei a refletir sobre cada um deles. Ao longo de nossas vidas ajuntamos pertences que nos trazem a memória situações que vivenciamos, e nos vêm à lembrança o contexto em que foram adquiridos ou conquistados.
Cada objeto tem uma história, um significado, tem um propósito, e cada um deles deixou uma lembrança. Algumas recordações são boas e valem a pena lembrar, outras, entretanto, não são tão boas assim, mas ambas fazem parte de nossa existência. Contudo, o que fica são apenas lembranças de um tempo que não volta mais, que deve e precisa ser superado.
Todavia, assim como o salmista, precisamos tirar lições de cada momento vivido e educar a geração vindoura de forma a preservar e reter o que é bom e desconsiderar o que não nos trouxe paz. Em outras palavras, tudo aquilo que não nos acrescentou deve servir como algo a não ser repetido. E, da mesma forma, o que nos moldou e aperfeiçoou como ser humano deve ser retido.
“Mas ponde tudo à prova. Retende o que é bom” (1 Tessalonicenses 5:21)
“Não diga: Por que os dias do passado foram melhores que os de hoje? Pois não é sábio fazer tais perguntas” (Eclesiastes 7:10). “O fim das coisas é melhor do que o seu início” (Eclesiastes 7:8).
Tenha um domingo abençoado na Paz do Senhor!
Passo Fundo, 30 de julho de 2017.
Marilda Sanderi


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog