PÃO DIÁRIO
“ESTEJAMOS VIGILANTES”
“E, tardando o esposo, tosquenejaram todas, e adormeceram” (Mateus 25:5).
O capítulo 25 do evangelho de Mateus narra a parábola das dez virgens, a qual relata que “o reino dos céus será semelhante a dez virgens que, tomando as suas lâmpadas, saíram ao encontro do esposo. E cinco delas eram prudentes, e cinco loucas. As loucas, tomando as suas lâmpadas, não levaram azeite consigo. Mas as prudentes levaram azeite em suas vasilhas, com as suas lâmpadas. E, tardando o esposo, tosquenejaram todas, e adormeceram” (Mateus 25:1-5).
Quero enfatizar aqui o verbo “adormecer” que significa “cair no sono”. O sono é um estado alterado da consciência com inúmeras funções, muitas das quais relacionadas à conservação de energia. O sono é um estado comportamental reversível de desprendimento e inconsciência.
Há cinco fases do sono. A primeira fase é o sono leve, onde se é facilmente acordado; Na segunda fase o movimento dos olhos para e suas ondas cerebrais tornam-se mais lentas, o corpo esfria e os músculos começam a relaxar. No terceiro estágio pode ser muito difícil acordar alguém. Quando acordado durante este estágio, a pessoa pode sentir-se fraca e desorientada por vários minutos antes de recobrar plena consciência de seus arredores e ações. A quarta fase considera-se a segunda fase do sono profundo, na qual também é muito difícil acordar alguém. Por fim, a quinta fase é quando ocorrem os sonhos e estamos totalmente in off.
O estado de sono, portanto, inicia com um lento desligar do ambiente até estarmos totalmente fora de órbita. A parábola continua: “Mas à meia-noite ouviu-se um clamor: Aí vem o esposo, saí-lhe ao encontro”. (Mateus 25:6). Então todas as dez virgens se levantaram, e prepararam as suas lâmpadas. Todavia, as loucas ficaram sem azeite para as suas lâmpadas. E, tendo elas ido comprá-lo, chegou o esposo, e somente as que estavam preparadas entraram com o noivo para as bodas, e fechou-se a porta.
O sono espiritual não é diferente, pois, aos poucos se vai adormecendo, entrando em estado de inconsciência até desligar-se por completo do mundo espiritual, perdendo totalmente o contato com Deus. Vamos enfraquecendo até entrarmos em sono profundo, o que torna difícil de sermos acordados.
Infelizmente, em nossos dias, muitos dormem espiritualmente. Todavia, é necessário voltar ao estado de alerta. “Portanto, vigiai, pois não sabeis o dia, tampouco a hora em que o Filho do homem chegará” (Mateus 25:13).
A Noiva formosa preparada deve estar para a volta do Noivo, Jesus!
Estejamos vigilantes!
Tenha um sábado abençoado na Paz do Senhor!
Passo Fundo, 15 de julho de 2017.

Marilda Sanderi

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog