PÃO DIÁRIO
“NOSSA CONFIANÇA DEVE ESTAR EM DEUS”
“Bem-aventurado aquele que tem o Deus de Jacó por seu auxílio, e cuja esperança está posta no Senhor seu Deus” (Salmos 146:5).
Confiança é o sentimento de quem confia, de quem acredita na sinceridade de algo ou de alguém. Significa crédito; crença na retidão moral, no caráter e na lealdade de uma outra pessoa.
 O versículo 5 do Salmo em estudo está dizendo que são felizes aqueles que têm a Deus como seu auxílio, seu socorro, em quem se deposita a esperança e a confiança.
O versículo 3 nos adverte a confiarmos somente em Deus. “Não confieis em príncipes, nem em filho de homem, em quem não há salvação” (Salmos 146:3). Ninguém poderá nos suster, somente Deus. A palavra Príncipe é usada a respeito do chefe ou pessoa principal da família, ou da tribo, sendo também assim intitulados os primeiros sacerdotes da assembleia ou da sinagoga, e os principais dos filhos de Rúben, de Judá, e de outros. Em outras palavras significa dizer que é alguém que ocupa um lugar de destaque, alguém de confiança.
Todavia, todo homem é falho, e o Salmo está dizendo que nem mesmo nestes se deve confiar, pois, “sai-lhe o espírito, volta para a terra; naquele mesmo dia perecem os seus pensamentos” (Salmos 146:4).
A mensagem é de que mesmo a melhor das pessoas não é uma boa ajuda em épocas de grande aflição. Até mesmo os príncipes são mortais, e alguns não têm nem mesmo meios de ajudarem a si próprios. “É melhor confiar no Senhor do que confiar nos príncipes” (Salmos 118:9).
Somos advertidos para não confiar em príncipes, em governantes, pois eles todos são limitados em seu poder. Não há socorro ou ajuda em seres humanos. O Salmo 146 é um alerta contra depositar confiança nas pessoas, mesmo que elas sejam consideradas boas pessoas.
O homem é falho e pode a qualquer momento nos abandonar. Mas Deus jamais nos abandonará.
“Os que conhecem o teu nome confiam em ti, pois tu, Senhor, jamais abandonas os que te buscam” (Salmos 9:10).
Tenha um domingo abençoado na Paz do Senhor!
Passo Fundo, 09 de julho de 2017.

Marilda Sanderi

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog