PÃO DIÁRIO
“A SABEDORIA E A INSENSATEZ”
“O caminho do insensato é reto aos seus próprios olhos, mas o que dá ouvidos ao conselho é sábio” (Provérbios 12:15).
O livro de Provérbios é uma espécie de orientação para uma vida bem-sucedida, evidenciando o que é correto e incorreto em diferentes situações.
No capítulo nove de provérbios, encontramos uma metáfora. Duas lindas mulheres convidando as pessoas a segui-las. A primeira delas é a senhora sabedoria, a outra é a insensatez (loucura).Descrição: meu ip
“A Sabedoria construiu a sua casa sobre sete colunas. Mandou matar animais para uma festa, preparou vinho e pôs a mesa. Aí mandou as suas empregadas gritarem do lugar mais alto da cidade:  Entre, gente tola! E disse às pessoas sem juízo:  Venham, comam a minha comida e bebam o vinho que eu preparei. Deixem a companhia dos tolos e vivam. Sigam o caminho do conhecimento.” (Provérbios 9:1-6).
“A falta de juízo é como uma mulher espalhafatosa, tola e sem-vergonha. Ela senta-se à porta da sua casa ou num banco no lugar mais alto da cidade e grita aos que passam preocupados com os seus negócios:  Entre, gente tola!” E diz às pessoas que não têm juízo: A água roubada é mais gostosa; o pão furtado é mais saboroso. Mas os convidados dela não sabem que aqueles que vão à sua casa morrem e que os que entraram já estão nas profundezas do mundo dos mortos” (Provérbios 9:13-18).
Insensato significa desprovido de juízo: Ação que resulta da ausência de prudência; imprudente. Os insensatos são os que desprezam o conhecimento, desenvolvem a ira, se metem em confusões e são, por sua vez, “a tristeza para o pai e amargura para quem o deu à luz” (Provérbios 17:25).
O homem mais sábio da história da bíblia também teve seus momentos de insensatez. No seu terceiro livro ele reconheceu sua tolice e escreveu: “Então passei a contemplar a sabedoria, e a loucura e a estultícia. Pois que fará o homem que seguir ao rei? O mesmo que outros já fizeram.
Então vi eu que a sabedoria é mais excelente do que a estultícia, quanto a luz é mais excelente do que as trevas. Os olhos do homem sábio estão na sua cabeça, mas o louco anda em trevas; então também entendi eu que o mesmo lhes sucede a ambos. Assim eu disse no meu coração: Como acontece ao tolo, assim me sucederá a mim; por que então busquei eu mais a sabedoria? Então disse no meu coração que também isto era vaidade” (Eclesiastes 2:12-15).
Tenha uma quinta-feira abençoada na Paz do Senhor!
Passo Fundo, 06 de julho de 2017.
Marilda Sanderi


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog