PÃO DIÁRIO
“O DEUS AFERIDOR”
“E eis que o Senhor estava sobre um muro, levantado a prumo; e tinha um prumo na sua mão” (Amós 7;7).
No início do capítulo 7, Amós relata uma série de três visões de julgamento: os gafanhotos, o fogo consumidor e o prumo. Nas duas primeiras, Deus atendeu às súplicas do profeta e desistiu dos seus planos de destruir a nação. Porém, na terceira visão, Deus deixou claro que não voltaria atrás. Israel seria julgado.
No versículo em destaque Amós viu um muro levantado a prumo. “E o Senhor me disse: Que vês tu, Amós? E eu disse: Um prumo. Então disse o Senhor: Eis que eu porei o prumo no meio do meu povo Israel; nunca mais passarei por ele”.
Israel foi construído conforme a planta de Deus, cumprindo as profecias dadas a Abraão, Isaque e Jacó. No que tange ao povo de Deus, deve-se lembrar que a casa pertence ao Senhor. Ele fez a planta original. Israel iniciou bem, de acordo com o plano de Deus.
O Senhor tinha um prumo na mão e disse que poria um prumo no meio do povo. Ele voltou, séculos depois da construção original de Israel, para ver se o edifício ainda estava reto segundo a planta original. A medida usada na construção é a mesma utilizada para fiscalizar a obra séculos depois.
Deus não procurava alterações e benfeitorias humanas. Ele queria apenas um povo fiel às instruções originais. Jesus disse que Ele nos julgará pela palavra revelada no primeiro século. Portanto, devemos nos preocupar com a fidelidade à planta original.
Nos versículos 8-9, Deus levanta com a espada na mão. Quando a casa não passou na inspeção divina, Deus mandou derrubá-la. Entendendo a austeridade de Deus contra o povo que desviou de seu propósito original, não se teria coragem hoje de mudar alguma coisa na casa dele.
Aferidor é a pessoa que afere pesos e medidas. Deus é o aferidor e o Seu prumo é a Bíblia. Quando nossa vida é comparada à Palavra, ao padrão divino, nossas falhas vão aparecer.
Estar no prumo é estar no caminho certo, estar alinhado. Andemos no prumo de Deus para que ao aferir nossa casa, nossa vida Ele a encontre conforme a planta original.
“Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste, e de que foste inteirado, sabendo de quem o tens aprendido, E que desde a tua meninice sabes as sagradas Escrituras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus” (2 Timóteo 3:14-15).
Tenha uma quinta-feira abençoada na Paz do Senhor!
Passo Fundo, 29 de junho de 2017.

Marilda Sanderi

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog